Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Eventos Ponta Grossa 22/05/2019

Feira Paraná pode trazer atividades do Governo a Ponta Grossa em setembro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Feira Paraná pode trazer atividades do Governo a Ponta Grossa em setembro

Os secretários municipais de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Luiz Torquato Linhares, e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, Ivonei Afonso Vieira, estiveram nesta quarta-feira (22) na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no campus Uvaranas. As autoridades municipais, representantes do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e do Instituto Emater participaram da primeira reunião de planejamento da Feira Paraná, que acontece de 13 a 22 de setembro no Centro de Exposições, em Ponta Grossa.

O objetivo da reunião foi ajustar a participação da Universidade na realização da feira agropecuária, evento de abrangência estadual que será retomado após 20 anos de inatividade. De 18 a 20 de setembro, a previsão dos organizadores é que o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, transfira as atividades de governo para Ponta Grossa.

O evento vai envolver a Fazenda Escola Capão da Onça - UEPG e o Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, representados na reunião pelas suas diretoras, Maria Marta Loddi e Maria Salete Marcon Gomes Vaz, respectivamente. “As atividades dos estudantes do Setor serão transferidas para o evento para que os estudantes possam, além de apresentar trabalhos no Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (Conaitec),  participar de palestras e outras atividades da Feira”, afirma Vaz.

“Vamos contribuir para o evento buscando palestrantes tanto dentro quanto fora da instituição”, complementou. "Teremos também dia de campo tanto na Fazenda do Iapar, que terá foco na agricultura, quanto na Fazenda Escola da UEPG, em que abordaremos inovações na cadeia leiteira", esclarece Loddi.

Parcerias

O reitor, Miguel Sanches Neto, sugeriu que a participação da Universidade envolva outras instâncias institucionais como Museu Campos Gerais, Colégio Agrícola e Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais. “Podemos estruturar um estande com materiais informativo para os agricultores, além de organizar uma exposição sobre a história da agropecuária”, ressaltou.

Participaram da reunião, Marcelo Hupalo, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o reitor, Miguel Sanches Neto, o vice-reitor Everson Krum, Iran Taques, Natalino Avance de Souza, diretor-presidente da Emater, Roger Milléo (Iapar), Henrique Luis da Silva (Iapar), além de Osmar Wagner (Emater) e Heitor Fuiza (Emater). (Com assessoria)