Ponta Grossa

Feira Verde registra aumento de 17% na troca de recicláveis

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), divulgou nesta quinta-feira (9) o balanço trimestral do programa ‘Feira Verde’, projeto que incentiva a destinação correta de reutilizáveis, a produção de alimentos na agricultura familiar, o consumo de produtos saudáveis e a utilização do transporte coletivo.

Durante o período, que compreendeu os meses de fevereiro, março e abril, 20.777 pessoas foram atendidas, 943 toneladas de material reciclável foram trocadas por 206 toneladas de alimentos do hortifrúti e 4.529 passagens de ônibus. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a quantidade de material reciclável recolhido aumentou 17,07%, o que representa 137 toneladas a mais.

De acordo com o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira, o aumento é reflexo das mudanças implantadas no ‘Feira Verde’.

“No início deste ano os caminhões que realizam as trocas passaram por manutenção, as equipes de servidores foram treinadas e, além disso, ampliamos o programa com o Passe Verde, que inclui a troca de material reciclável por passagens no transporte coletivo municipal”, afirma. Somente os materiais recicláveis que foram trocados por vale transporte somam mais de 18 toneladas.

Resultado

Para o diretor do programa, Izidorio Campos, o número é positivo e está em crescente aumento. “Quando comparados os meses de fevereiro, quando o Passe Verde foi implantado, e abril, houve uma adesão de mais de 3.000% nas trocas. O resultado é reflexo da diminuição de oito para quatro quilos de material reciclável por uma passagem de ônibus, proposta pelo prefeito Marcelo Rangel em março”, informa.

De acordo com Campos, a equiparação amplia a possibilidade para que a população utilize o benefício tanto no transporte público como também nos alimentos. (Com assessoria)

Confira outros Posts