Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 07/05/2019

Prefeitura inicia vacinação itinerante contra gripe para população-alvo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura inicia vacinação itinerante contra gripe para população-alvo

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), departamento de Atenção Primária e Imunização, está realizando diversas ações para imunizar a população-alvo contra a gripe A novidade que inicia nesta terça-feira (7) e segue até dia 22 de maio é a vacinação itinerante, onde equipes de imunização estarão realizando a aplicação das doses nas localidades que não possuem salas de vacina. A iniciativa visa reforçar a cobertura dos grupos prioritários e facilitar o acesso dos mesmos.

A ação será realizada de acordo com cronograma estabelecido e a população deve ficar atenta aos dias. “Estamos realizando ações para facilitar o deslocamento da comunidade até os locais de vacina, garantindo uma maior cobertura de pessoas imunizadas”, destaca a presidente da FMS, Angela Pomeu. As vacinas itinerantes serão aplicadas das 9h às 15h de segunda a sexta-feira.

Acamados

Desde o início do mês de maio também está sendo realizado a vacinação dos acamados, pessoas que não têm condições de ir até uma das salas de vacina. Os familiares que necessitam deste serviço devem entrar em contato com a UBS mais próxima da sua residência e solicitar agendamento, a equipe técnica irá até o local para aplicar a vacina. Além dessas ações, o ônibus da vacina continua no Terminal Central, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.

“Todas as ações estão sendo realizadas simultaneamente. Pacientes acamados estão sendo atendidos em casa e os demais, que fazem parte do público-alvo, deve procurar as UBS itinerantes ou ir em uma das 19 salas de vacina fixas, também de segunda a sexta-feira, com horário das 9h às 16h”, explica a enfermeira Daniele Fabian.

Público-alvo

O público-alvo da campanha contra Influenza são: gestantes, puérperas, crianças maiores de seis meses a menores de seis anos, indivíduos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde (com comprovação de função), professores (com declaração da instituição de ensino), policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas. Para se vacinar, em qualquer um dos pontos, é necessário levar a carteira de vacina, o cartão SUS e um documento com foto.

Até o momento 38.252 pessoas foram vacinadas, este número equivale a 43,35% da população prioritária. Deste total, 11.157 foram crianças, 1.818 gestantes, 349 puérpuras, 17.449 idosos, os demais estão distribuídos nos outros prioritários. (Com assessoria)

Clique e confira o cronograma com os locais que vão receber o serviço.

Clique e confira onde ficam as salas de vacinas.