Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa Destaques 06/05/2019

1ª no país: Guarda Municipal fará segurança do Aeroporto de PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
1ª no país: Guarda Municipal fará segurança do Aeroporto de PG

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) ampliará, nas próximas semanas, a atuação da Guarda Municipal (GM) no Aeroporto Sant`Anna.  A iniciativa, inédita no país, foi formalizada na manhã desta segunda-feira (6)  durante a assinatura de um termo de anuência entre o município e a  Polícia Federal (PF), que concede à Guarda Municipal a autorização para o desempenho de funções relacionadas não só à segurança, mas também à fiscalização do Aeroporto.

Durante a cerimônia, o prefeito Marcelo Rangel destacou a importância da ação para o reconhecimento e fortalecimento da Guarda Municipal. “Esse é um importante documento que, acima de tudo, é de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, que tem se destacado nesses últimos anos”, declarou.

“Hoje, a Guarda Municipal assume mais essa responsabilidade, o que faz com que nos tenhamos uma dedicação ainda maior aos nossos trabalhos e no fortalecimento da segurança pública na cidade como um todo”, completou Rangel.

Atribuições que ficarão sob responsabilidade da GM

De acordo com o secretário da SMCSP, Ary Lovato, a autorização permitirá a realização de inspeções e busca pessoal,  além do auxílio em situações de crise e emergência e a atuação de embarque de passageiros armados e despacho de armas de fogo e munições.

“Em nenhum aeroporto do Brasil isso acontece, o primeiro será aqui na cidade. Com  isso, após a conclusão de um treinamento específico,  a Guarda Municipal vai fazer o atendimento em todo o aeroporto, inclusive no embarque e desembarque de produtos perigosos, armamentos, revista em bagagens, etc, exatamente como a PF executa os trabalhos nos outros  aeroportos”, explicou Lovato.

Exemplo

Segundo o superintende da Polícia Federal no Paraná,  Luciano Flores de Lima (foto), a atuação da GM no aeroporto deverá servir, inclusive, como exemplo para outros aeroportos do estado.

A Guarda Municipal de Ponta grossa é um exemplo, pelo que temos visto aqui, em termos de atuação, de se manter com o treinamento em dia. Acho que é merecida essa conquista que certamente vai servir de exemplo até pra outros aeroportos do estado do Paraná”, frisou. (Com assessoria)

 

 

[caption id="attachment_33272" align="alignnone" width="660"] Solenidade para assinatura do convênio reuniu lideranças na manhã desta segunda-feira | Foto: Doc.com[/caption]