Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Ponta Grossa 29/04/2019

Escola Municipal constrói cisterna para aproveitar água da chuva

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Escola Municipal constrói cisterna para aproveitar água da chuva

Na tarde desta segunda-feira (29), a Escola Municipal Maria Antonia de Andrade, localizada no Núcleo Santa Luzia, inaugurou o projeto “Cada gota conta”. A intenção é conscientizar as crianças sobre a importância da água e como é possível utilizar a água das chuvas - a escola fará com ela a limpeza da quadra e pátio. No evento estiveram presentes pais, alunos e as professoras da escola.

Na ocasião os alunos apresentaram como funciona a nova cisterna e seus processos para a utilização da água. O equipamento foi uma doação da comunidade e vai trazer ganhos pedagógicos para a escola. “Essa água não é própria para beber, mas pode ser utilizada para lavar roupas por exemplo”, disse Guilherme Godoy, aluno do 5º ano, durante a apresentação. Além disso, os estudantes deram dicas sobre como usar a água de forma consciente no dia a dia.

Conscientização

Desde o mês de março, as crianças trabalharam em sala de aula sobre o valor da água, suas propriedades e usos. Elas também mobilizaram uma caminhada pelo bairro, abordando a importância da água, com folhetos com dicas de como economizá-la. A  professora de Educação Física, Keli Daiani Muller, percebeu que eram utilizados muitos litros de água para a lavar o pátio todo. “São mais de 40 litros para higienização, e com a construção da cisterna a água será suficiente para a limpeza semanal”, afirma a coordenadora do projeto.

Os pais apoiaram e participaram da iniciativa da escola. “Achei muito interessante o projeto, porque trata de um assunto que nem sempre damos tanta relevância”, relata Crislaine Skalinski, mãe de Kauanny, do 4° ano. Segundo a coordenação da escola, o projeto incentivou também o início da formação de uma horta escolar, que os alunos estarão cuidando e regando com a água reciclada. (Com assessoria)