Fechar
Terça, 19 de março de 2024
Terça, 19 de março de 2024
Destaques TV Doc 25/04/2019

Saúde da mente: Augusto Cury fala para 5 mil pessoas em Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Saúde da mente: Augusto Cury fala para 5 mil pessoas em Ponta Grossa

"Quem sofre de ansiedade? Quem está estressado hoje? Porque um olhar atravessado estraga o nosso dia?" Foram com esses questionamentos que o psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury iniciou a palestra sobre o “Código da Inteligência: A excelência emocional e profissional", promovida pela UniCesumar nesta quarta-feira (24), no Centro de Avivamento, em Ponta Grossa. Cerca de 5 mil pessoas, entre acadêmicos, colaboradores da Instituição e a comunidade prestigiaram atentamente as reflexões do renomado escritor e referência mundial em gestão da emoção.

Cury falou sobre a importância de controlar o próprio eu. "Nós temos que perceber a grandeza da vida e entender que uma mente que não tem um piloto é uma terra de ninguém". O psiquiatra ainda alertou que uma em cada duas pessoas vai desenvolver distúrbios mentais por conta da rotina acelerada do dia a dia, pela cobrança excessiva de acertos e não aceitação dos erros. "A vida tem os momentos de estresse e temos que entender isso. Nosso cérebro constrói mais cárceres do que a cidade mais violenta no mundo. E a vida é muito curta para viver com auto sabotagem. Nós precisamos falar sobre as nossas dores, erros e defeitos, sobre as lágrimas que derrubamos para assim, sermos seres humanos melhores, capazes de formar mentes brilhantes".

O escritor agradeceu a ação da UniCesumar em promover a palestra em Ponta Grossa. "Essa iniciativa, de querer que os alunos deixem de ser apenas acumuladores de dados para serem profissionais pensadores, é fenomenal. Proporcionar experiências como essa faz a diferença na comunidade".

O reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, agradeceu a presença de Augusto Cury e falou da satisfação da Instituição em promover eventos como esse. "A UniCesumar se preocupa com a formação completa do aluno e também em levar informações e serviços importantes para a comunidade. Temos nos esforçado para proporcionar ensino de excelência, pois a educação é um bem maior para todos. Feliz é a nação que o povo é convertido para o conhecimento".

A esteticista Miriam Silva participou da palestra e ressalta que as reflexões de Cury têm ajudado a enfrentar os problemas. "Sou fã do Augusto Cury e quando soube que a UniCesumar traria ele para Ponta Grossa, corri fazer a minha inscrição. Foi uma excelente iniciativa da instituição, um presente para nós".

Ao final do evento, foram sorteados de livros de Augusto Cury, que também atendeu a comunidade, autografando e tirando foto com os participantes.

Gestão da Emoção

No início da tarde, Augusto Cury ministrou uma palestra direcionada aos servidores municipais de Ponta Grossa sobre a “Gestão da Emoção - Qualidade de vida no século XXI".

O psiquiatra e escritor falou da quantidade de pessoas que são diagnosticadas com depressão, explicando que esse e outros motivos o incentivaram a criar o Programa de Gestão da Emoção. "Queremos ajudar as pessoas a gerirem suas emoções. Usamos excessivamente a nossa memória com pensamentos de má qualidade, além disso, estamos vivendo uma era de intoxicação digital. Os smartphones geraram facilidades, mas ao mesmo tempo mexem com o ciclo da dopamina. As mídias sociais abrem portas para a ansiedade e frustrações e isso faz um rombo no portfólio da emoção e por isso estamos mais dispostos a desenvolver problemas psíquicos".

Augusto Cury

Cury é autor de vários best-sellers e já vendeu mais de 30 milhões de livros somente no Brasil. Um deles, O Vendedor de Sonhos, se tornou filme e foi lançado nos cinemas em 2016. O psiquiatra e escritor também é autor da Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o processo de construção dos pensamentos. Também é idealizador do programa Escola da Inteligência, que ensina educação socioemocional para mais de 300 mil alunos, entre crianças e adolescentes. Criador da AGE - Academia de Gestão da Emoção Online, que tem como missão democratizar todas as suas ferramentas de Gestão da Emoção, não apenas no Brasil, mas em todos os povos e culturas. (Com assessoria)

Assista a entrevista: