Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Destaques 25/04/2019

Nove Unidades de Saúde fazem plantão neste sábado para vacinação

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Nove Unidades de Saúde fazem plantão neste sábado para vacinação

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está realizando, simultaneamente, a campanha de vacina contra Influenza e também de febre amarela. Para atender o público-alvo, que não consegue ir até uma das salas de vacina durante a semana, o departamento de Atenção Primária e de Imunização realizará o ‘Dia D’, neste sábado (27), em nove lugares diferentes da cidade, das 12h às 18h.

As salas de vacina, localizadas juntos as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estarão aplicando as vacinas são: Cyro de Lima Garcia, Luis Conrado Mansani, Romulo Pazzinato, Zilda Arns, Abraão Federmann, Antônio Russo e Egon Roskamp. Todas estas unidades terão salas exclusivas para Influenza (gripe) e salas para multivacinação (vacinas de rotina).

“Nestes locais a população além de ter a oportunidade de aplicar as duas vacinas que estão em campanha poderão colocar seu registro vacinal em dia, não precisando voltar outro dia. Será uma ótima oportunidade para quem não consegue procurar o serviço em horário comercial”, destaca a presente da FMS, Angela Pompeu. Também estarão abertos os pontos de imunização do Ônibus da Vacina, dentro do Terminal Central e o Container, Espaço Saúde, no Parque Ambiental,das 12h às 18h. Nestes locais as vacinas disponíveis são apenas da Influenza (gripe) e a da febre amarela.

Público -alvo

O público-alvo da campanha contra Influenza são: gestantes, puérperas, crianças maiores de seis meses a menores de seis anos, indivíduos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde (com comprovação de função), professores (com declaração da instituição de ensino), policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas. E para febre amarela são as pessoas maiores de nove meses.

“Para ambos os grupos é importante levar cartão SUS impresso ou digital através do aplicativo DigiSus, carteirinha de vacina, documento com foto. Quando o indivíduo está com esses documentos a equipe já consegue agilizar o atendimento”, explica a enfermeira Daniele Fabian. Ponta Grossa conta com 19 salas de vacinas espalhadas dentro das UBS, o atendimento acontece das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.