Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Ponta Grossa 19/04/2019

Escolas municipais alegram as crianças com festas de Páscoa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Escolas municipais alegram as crianças com festas de Páscoa

A Páscoa chegou e todas a Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) realizam, até está quinta-feira, diversas atividades voltadas para ensinar e alegrar as 31 mil crianças que estudam nas unidades. Ao longo do mês, as ações foram voltadas para abordar o significado da Páscoa, seus símbolos e representações – especialmente na disciplina de Formação Humana. Trabalho conjunto de professoras, pedagogas, serventes e Associações de Pais e Funcionários que finaliza agora, com muito chocolate – é lógico!

Todo o trabalho foi realizado para tornar a data especial e saborosa para nossas crianças, promovendo o ensino através de diversas dinâmicas – envolvendo diversas áreas de conhecimento. Com muito planejamento e apoio das comunidades, todas puderam organizar momentos especiais. Um exemplo foi o CMEI Nassima Sallum, que fez uma festa para mais de 140 crianças, todas fantasiadas como coelhos. Elas festejaram com bolo, salgadinhos e suco. Durante o mês as professoras desenvolveram iniciativas com o tema, entre elas atividades musicais e teatrais que agradaram muito aos alunos como a pequena Maria, cinco anos. “Eu gostei da música do coelhinho”, resumiu.

Com doações dos pais, a escola confeccionou um ovo de colher bem recheado com sabor de brigadeiro e confeitos coloridos. Para Ana Mara Laranjeira da Silva, professora do Infantil 4 e 5, o desenvolvimento de trabalhos como esse é de gratificante. “O projeto foi muito bom para eles e para nós, porque é muito bom ver as crianças contentes e satisfeitas com o ambiente escolar, como um pedacinho da casa deles”, define.

Comunidade

Todas as atividades são desenvolvidas com o apoio da comunidade, como o trabalho desenvolvido pela equipe do CMEI Terezinha Lourdes Nadal, bairro Colônia Dona Luíza. A instituição preparou atividades de culinária para falar da Páscoa, preparando bolachas de cenoura e bolo de cenoura com chocolate. Além das atividades culinárias para alegrar as crianças, foi realizado um trabalho lúdico de contato delas com um coelho de estimação. A diretora Celnice Silva Rodrigues expõe que houve a participação dos pais na confecção da árvore da vida. “As crianças levaram para casa e os pais ajudaram a decorar o enfeite simbolizando a família”, conta.

Segundo a diretora da Escola Municipal Zair Santos Nascimento, Indianara Aparecida de Aguiar, foram produzidos cerca de 400 ovos em cinco dias pela equipe da escola. “Sabemos que o chocolate não representa tudo que a Páscoa celebra, mas temos consciência que há crianças que não receberão algo além do que a escola entrega”, relata. As atividades dentro das instituições ocorrem até a tarde de quinta-feira com diversas apresentações de dança e música. (Com assessoria)