Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa Destaques 05/04/2019

PG tem mutirão de vacina contra a febre amarela neste sábado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PG tem mutirão de vacina contra a febre amarela neste sábado

Ainda dentro da campanha contra a Febre Amarela, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizará um mutirão de vacina neste sábado (6). A iniciativa busca oportunizar a imunização para as pessoas que não conseguem se vacinar durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ponta Grossa contará com oito locais para vacinação, das 9h às 20h.

As salas de vacina que estarão abertas são as com maior circulação de pessoas: A UBS Cyro de Lima Garcia (Oficinas), Luiz Conrado Mansani (Uvaranas) e Romulo Pazzinato (Nova Rússia), Zilda Arns (Parque Nossa Senhora das Graças), Abraão Federman (Ana Rita), Egon Roskamp (Santa Paula). Além das UBS também estão vacinando o Espaço Saúde (Parque Ambiental) e o Ônibus da Vacina (Terminal Central).

“Escolhemos lugares estratégicos e deixaremos mais profissionais vacinando em cada local, nossa intenção é atender o maior número de pessoas durante o mutirão, principalmente as pessoas que não conseguem ir até uma das salas de vacina durante a semana”, explica a presidente da FMS, Angela Pompeu.

Expectativa

No último mutirão, as equipes vacinaram cerca de 3500 pessoas, a expectativa para esta é ainda maior. De sábado (30) até esta sexta-feira (5), 10 mil pessoas já se imunizaram através das ações da Prefeitura. “Estamos abrindo mais salas de vacina e com horário ainda maior. Contamos com a colaboração da população para que procurem as unidades vacinadoras, só desta maneira conseguiremos estar imune a doença”, ressalta o médico Rodrigo Manjabosco.

A FMS alerta que todas as pessoas que já se vacinaram não precisam procurar as salas de vacina para se imunizar, pois uma vez aplicada a dose valerá para a vida toda. E ainda destaca que o público-alvo são as pessoas de 9 meses até 59 anos, 11 meses e 29 dias, já idosos e gestantes devem passam por avaliação médica nas UBS.

“Nossa intenção não é limitar vacinas, mas sim oferecer segurança, por isso a necessidade de algumas pessoas passarem por avaliação médica. Esta avaliação acontece de segunda a sexta, em qualquer uma das 54 UBS do município, não precisando ser necessariamente nas que contem salas de vacina. Nos horários estendidos e mutirões não é realizado avaliação”, finaliza Manjabosco.

Todas as pessoas que forem procurar os locais de vacina devem estar com a carteira de vacina, documento com foto e cartão SUS. (Com assessoria)