Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Destaques 05/04/2019

Controladoria realiza verificação técnica na merenda escolar do Município

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Controladoria realiza verificação técnica na merenda escolar do Município

A Controladoria Geral do Município (CGM) realizou nesta quinta-feira (04), uma verificação técnica na Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de acompanhar o controle, distribuição e eficiêcia da merenda escolar e o uso dos recursos públicos. Diariamente, são servidas 73.090 mil refeições, entre café da manhã, almoço e lanches para os 31 mil alunos do município. A ação faz parte do Plano Anual da Controladoria e nesta ocasião aconteceu a partir da análise dos contratos, averiguação no centro de distribuição de alimentos e em Escolas Municipais e Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs).

A visita iniciou pelo centro onde estão armazenados os alimentos e de onde são repassados às instituições de ensino. “No barracão de armazenamento observamos que os produtos estão divididos por espéficie e identificados com o pregão e a data de validade, reforçando o comprometimento com o trabalho realizado”, informou o Controlador Geral do Município, Lauro Costa.

Além disso, a Controladoria observou a empregabilidade de alimentação saudável adequada com a diversidade de alimentos, a inclusão da educação alimentar e o desenvolvimento sustentável, com o uso de alimentos produzidos pela agricultura familiar, itens previstos nas normas da Resolução 26, de 17 de junho de 2013, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para alunos com necessidades nutricionais, como doenças cílicas, diabetes, alergias e intolerâncias alimentares, o município fornece alimentação específica, cumprindo com a determinação da normativa. No centro de distribuição existe um espaço destinado somente para o armazenamento destes alimentos. “Atendemos todas as singularidades. Assim que os pais informão a direção das escolas e CMEIs sobre a restrição alimentar, a informação é repassada à Secretaria e o pedido de compra é realizado”, afirma a secretária de Educação, Esméria Saveli, que acompanhou a verificação técnica.

Na Escola Municipal João Maria Cruz, no bairro Uvaranas, Lauro Costa e a equipe da Controladoria averiguaram o controle de estoque diário, o armazenamento dos alimentos e a disponibilidade referente ao cardápio semanal. “A alimentação é organizada conforme os produtos licitados pela Secretaria e ainda segue um acompanhamento nutricional, pensando na qualidade da saúde dos alunos. A escola visitada possui ainda uma ampla horta comunitária, onde é aplicada a educação alimentar na prática”, observa o Controlador.

A equipe identificou ainda no local a presença da balança medidora, usada para pesagem dos alimentos perecíveis, incluindo os produtos do hortifrútigranjeiros provenientes da agricultura familiar, que são entregues diretamente em cada instituição de ensino, reforçando o cumprimento com as normas Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para Lauro Costa, a verificação técnica foi muito proveitosa, ainda mais ao perceber que a merenda escolar, que atinge uma grande parcela dos moradores do município, funciona de forma correta e dentro dos parâmetros desejados e estabelecidos pela CGM. (Com assessoria)