Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques Cidades 29/03/2019

Saúde: Prefeito de Ponta Grossa é empossado presidente do CimSamu

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Saúde: Prefeito de Ponta Grossa é empossado presidente do CimSamu

Na manhã desta sexta-feira (29) aconteceu a cerimônia de posse da presidência do Consórcio Intermunicipal de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (CimSamu), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, foi reeleito, pelo segundo ano consecutivo. Como vice, foi empossado o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, como tesoureiro Edir Havrechaki de Palmeira e como secretário Lauir de Oliveira, de Imbaú. O evento aconteceu na nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde).

“Nessa etapa, nova gestão, eu tenho um grande desfio e grandes metas, quero aprimorar ainda mais o trabalho em emergência e resgate e também englobar o maior número de atendimento dos campos gerias, modernizando o Samu. Nossa meta principal é que o serviço público seja de qualidade, podendo comparado ao privado”, destaca o prefeito de Ponta Grossa e presidente do Consórcio, Marcelo Rangel.

O Consórcio foi criado com a intenção de dar andamento no processo de regionalização do Samu. Os 28 municípios, das três Regionais de Saúde, que integram o CimSamu analisam propostas e tem autonomia para integrar ou não a Rede de Urgência e Emergência do Estado. Marcelo foi eleito presidente em 2018 e auxiliou nas tratativas.

“Ponta Grossa está caminhando e avançou muito no que diz respeito a criação do Samu Regional. Lutamos e conseguimos trazer a base do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas) e hoje o serviço aéreo já é realidade. Os primeiros anos como presidente foram mais burocráticos, até que tudo foi tomando forma e hoje avançamos muito. Nossa intenção é continua neste crescente, oferecendo serviço de saúde gratuito, sem perder a qualidade”, ressalta Rangel.

Nova sede CimSaúde

Ainda na manhã de hoje foi inaugurada a nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). O consórcio conta com 20 cidades integrantes. O prefeito esteve presente e enalteceu as últimas conquistas. “Estou entusiasmado com o novo trabalho, a nova sede está mais ampla e mais moderna, mostra que os prefeitos dos Campos Gerais estão investindo cada vez na saúde. As estruturas estão cada vez mais semelhantes às instituições privadas. Cada conquista e inauguração me traz mais realização”, diz Rangel.

O atendimento em Redes é uma política do Governo Federal na área da saúde. Nos Campos Gerais, por meio do Consórcio, os pacientes contam com atendimentos nas Redes de Atenção à Saúde Mental, à Saúde do Idoso, Rede Mãe Paranaense, Materno-Infantil e Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC). Além das Redes de Atenção à Saúde, os Consórcios prestam atendimentos de atenção secundária, com consultas e exames especializados.

“Com a nova sede, além de conseguirmos dar maior conforto aos pacientes também garantiremos o aumento de número de consultas exames”, afirma o presidente do CimSaúde, o prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki. Desde o mês de fevereiro, o CimSaúde está realizando atendimento em novo prédio, localizado na Avenida Anita Garibaldi. (Com assessoria)