Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Grossa Destaques 25/03/2019

UEPG, Estado e Prefeitura discutem solução conjunta para o IML

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG, Estado e Prefeitura discutem solução conjunta para o IML

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) busca viabilizar uma solução para o problema histórico do Instituto Médico Legal (IML) na cidade e na região. A Universidade, com o apoio da Secretaria Pública e Administração Penitenciária e da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), busca viabilizar a construção de uma nova sede para o IML - o prédio será anexo ao Centro de Estudos Anatômicos, voltado para todos os cursos de Saúde da UEPG.

O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (25) em uma reunião com a presença dos professores Miguel Sanches Neto e Everson Krum, respectivamente reitor e vice-reitor da UEPG. Também estiveram presentes o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) e o secretário Luiz Felipe Kraemer Carbonell, responsável pelo setor de Segurança Pública e Administração Penitenciária. Leon Grupenmacher, diretor geral da Polícia Científica do Paraná, e o Coronel Leonel José Bezerra, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) também participaram do encontro.

A ideia, apresentada pelo professor Everson, é que a estrutura seja construída em um terreno cedido pela Universidade - o local abrigará o Centro de Estudos Anatômicos, o Serviço de Verificação de Óbitos e a nova sede do IML. “Acreditamos que essa seja uma parceria muito útil para solucionar um problema que tem perdurado no município e na região”, contou Everson.

R$ 8 milhões

A obra teria um investimento de R$ 8 milhões e a perspectiva seria licitar ainda em 2019 - os recursos para a construção do Centro de Estudos Anatômicos já têm sido viabilizados pela UEPG e professor Miguel Sanches Neto junto à Superintendência de Ensino Superior (SETI). “Queremos agora unir forças para que o projeto saia do papel o quanto antes”, afirmou Miguel durante o encontro.

Além de solucionar um problema grave e de caráter regional que é representado pela falta da sede do IML em Ponta Grossa, a construção da nova estrutura também fortaleceria o campo acadêmico na UEPG. “Além do atendimento, poderíamos ter uma residência profissional para formar médico legistas, trabalhando como centro de atendimento e como centro formador”, contou Everson.

UEPG contribuindo para o desenvolvimento regional

Durante a reunião realizada no gabinete da Reitoria, Miguel e Everson apresentaram o projeto para a construção do Centro de Estudos Anatômicos e da nova sede do IML. “Esse projeto, idealizado pelo professor Everson, busca dar uma contribuição efetiva da UEPG ao desenvolvimento regional. Acredito que as universidades públicas do Paraná tem especial importância em desenvolver suas respectivas regiões”, destacou Miguel. (Com assessoria)