Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Grossa 25/03/2019

Febre Amarela: Prefeitura realiza busca ativa para intensificar imunização em áreas de risco

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Febre Amarela: Prefeitura realiza busca ativa para intensificar imunização em áreas de risco

Nos últimos dias foram noticiadas matérias sobre morte de macacos na zona rural da cidade de Castro, na região do Socavão. Para tranquilizar a população ponta-grossense e aumentar o percentual de pessoas vacinadas como forma de prevenção, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), por intermédio do departamento de Atenção Primária e também do setor de imunização, realizará uma busca ativa de moradores nas comunidades mais próximas de matos. A ação passa a acontecer a partir de amanhã (26) e foi denominada de ‘Corredor Verde’. A febre amarela é transmitida por mosquitos e atinge as pessoas não vacinadas.

“Vamos realizar uma prevenção, fazendo bloqueio com a população que mora nessa comunidade, chamamos de Corredor Verde, onde macacos fazem a circulação, já que eles podem ser vetores dessa doença. A busca ativa está focada na vacinação das pessoas que não tem ainda não se imunizaram”, destaca o médico a FMS, Rodrigo Manjabosco.

Com esta ação a FMS pretende vacinar 100% da população. “Nossas equipes de agentes comunitário de saúde e enfermagem vão de casa em casa, para garantir que toda a população alvo fique protegida e prevenida”, completa Manjabosco.

As pessoas que serão vacinadas são crianças a partir de 9 meses até adultos de 59 anos, 11 meses e 29 dias. As pessoas que já se vacinaram não precisam se preocupar, pois uma dose apenas garante imunidade por toda a vida. A zoonoses e epidemiologia estão fazendo o monitoramento e solicitando a população rural que informe caso encontre macacos mortos ou observem a diminuição da família dos mesmos.

Localidades da ação ‘Corredor Verde’:

- USF Aurélio Grott (Jd Los Angeles)
- USF Zilda Arns (Pq N. Senhora das Graças)
- USF Antonio Horácio de Miranda (Santa Mônica)
- USF Eugênio José Bocchi (Pq Santa Lúcia)
- USF Santo Domingo (Jd Panamá)
- USF Antero Machado de Mello (Rio Verde / Pitangui)
- USF Cleon F. de Macedo (Vila Rubini)
- USF Nilton Luiz de Castro (Pq Tarobá)
- USF José Carlos de Araújo (Cará Cará)
- USF Lauro Muller (Santa Maria)
- USF Antonio Saliba (Pq Sabiá)
- USF Sharise Angélica Arruda (Recanto Verde)
- Equipes que atuam na Zona Rural.

(Com assessoria)