Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 22/03/2019

Saúde infantil: 2ª etapa da reforma do Hospital da Criança é entregue

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Saúde infantil: 2ª etapa da reforma do Hospital da Criança é entregue

As famílias que estão utilizando os serviços do Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira já perceberam as melhorias realizadas em toda a estrutura, desde novas enfermarias, até reforma no Centro Cirúrgico. Na manhã desta sexta-feira (22), foi entregue a segunda etapa das obras, uma ala inteiramente reformada. Este espaço atende os pacientes que chegam através do Pronto Atendimento Infantil (PAI).

O PAI foi reestruturado com novos espaços para recepção, acolhimento, triagem humanizada, consultas clínicas (consultórios), sala de emergência (equipada), sala de nebulização, sala de coleta e farmácia ambulatorial (farmácia-satélite). As obras foram realizadas através da Associação Amigos do Hospital da Criança (AAHC) e parceiros.

“O fluxo de pacientes foi redesignado de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, com áreas específicas de espera e fluxo unidirecional de pacientes. Também foi reformado, parcialmente, o Serviço de Radiologia, que contará com um novo aparelho de ultrassonografia e novos aparelhos de Radiologia Digital. Com essas mudanças poderemos aumentar o atendimento em até 20%”, destaca a diretora do hospital, Raquel Mocelin.

Atendimento 24 horas

O PAI do Hospital da Criança funciona 24 horas por dia com três médicos plantonistas e atua em sistema de livre demanda. O número total de atendimentos é variável, no ano de 2017 foi de 42.140 atendimentos e em 2018 este número saltou para 51.849 atendimentos, um aumento de aproximadamente 18,5%.

“A principal função do novo PAI será a continuidade do atendimento clínico pediátrico em urgência e emergência, agora em um espaço apropriado e melhor organizado, dentro das normas legais e sanitárias, de modo a prestar assistência humanizada e de qualidade”, comenta o médico pediatra Renato Van Bach.

Recepção

O projeto de interiores da recepção principal foi uma doação da arquiteta Elke Fadel. “Pensou-se numa nova proposta de hospital público, voltado para o infantil, com decoração lúdica, formas geométricas, cores, brinquedos para acolher e tornar aquele momento de consulta ou de intervenção médica um pouco mais suave”, ressalta uma das integrantes da AAHC, Christiane Queiroz.

Para a execução deste projeto o hospital contou com o apoio financeiro do Grupo Madero. O valor total da obra foi de R$ 219.673,56 destinado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Justiça Federal. Também contou com recursos de doação do Sicredi Campos Gerais para equipar três consultórios médicos. Os demais móveis do PAI, sistema de ar-condicionado e rede lógica foram custeados com recursos do MPF.

Super Amigos do HC

Nesta solenidade também foi inaugurado o painel dos ‘Super Amigos do HC’, que são as empresas que participaram dos projetos desde que o MPF e JF firmaram a parceria com a AAHC. As empresas, famílias e clubes de serviço que fizeram doações, vão ter seus logos neste painel. As obras foram divididas em três etapas, a entregue hoje é referente à segunda. A terceira etapa, que será iniciada em breve, conta com recursos destinados pelo MPF, por meio de acordo de leniência, será a reforma de todo o restante do hospital.

“Quando o governo investe na saúde ele está mostrando o respeito e dedicação que a administração pública tem com os moradores da cidade. Hoje nós entregamos mais uma etapa deste hospital, e junto estamos entregando um hospital praticamente novo para a população, tudo de primeira qualidade, pensado para o atendimento de crianças. Esta estrutura aliada ao comprometimento das equipes que aqui trabalham, é o reflexo do empenho e cuidado com nossa cidade”, declara Rangel.

Secretário Estadual de Saúde

Muitas autoridades estiveram presentes, entre elas o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, que destacou os avanços da cidade na área da saúde. “É uma alegria estar em Ponta Grossa, aqui a equipe trabalha unida com a comunidade junto com o governador, a cidade está alinhada com o governo estadual e federal, aqui nós vemos diversas ações positivas e estou feliz em participar de um evento que reformulou o atendimento infantil público. Parabéns a Ponta Grossa”, finaliza o secretário. (Com assessoria)