Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Ponta Grossa 20/03/2019

Contábeis da UniSecal realiza palestra sobre imposto de renda em colégio de PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Contábeis da UniSecal realiza palestra sobre imposto de renda em colégio de PG

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) deu continuidade na noite de ontem, 19 de março, no projeto de extensão social ‘Contabilizando Solidariedade’. A atividade da vez foi uma palestra sobre a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) para os alunos do curso técnico em contabilidade do Colégio Estadual Professor Meneleu Almeida Torres. A aula do ‘Declare Certo’ foi ministrada pela professora Patricia Tozetto e teve como objetivo explicar as funcionalidades do programa IRPF 2019, o qual realiza as declarações do imposto de renda.

Durante o ano de 2019, a graduação de Contábeis da UniSecal tem programada diversas atividades de cunho social para a cidade de Ponta Grossa (PR). Dentre elas, o ‘Declare Certo’ vem sendo realizado há sete anos e proporciona aos acadêmicos que eles atendam a população e tirem dúvidas sobre a declaração do imposto de renda.

Um desses exemplos foi na atividade da última terça-feira (19). Além de explicar aos alunos do curso técnico do Meneleu como funciona o programa IRPF 2019, a aula também buscou abordar questões sobre a importância da declaração do imposto de renda e tudo o que a cerca. “Eles tiveram uma noção de como funciona o programa IRPF passo a passo. Em qual local se deve colocar os rendimentos isentos, identificação do contribuinte, rendimentos tributáveis e cada item da declaração do imposto de renda. Além disso, quem deve fazer, quem pode ser dependente, o que você pode abater no imposto de renda e o que pode ou não fazer na hora da declaração”, explica a docente.

A aluna do curso técnico em contabilidade do Meneleu, Larissa Maria Pereira, exalta sobre a importância da palestra da UniSecal na construção de conhecimento para sua futura profissão. “Acrescentou bastante no meu aprendizado, pois aprendi várias coisas que eu não sabia, como por exemplo o Carnê Leão, que pode ser colocado na declaração do imposto de renda. Agora até ajudarei meu irmão com isso”, comenta a estudante.

Comunidade poderá tirar dúvidas sobre a declaração

Entre os dias 13 e 16 de abril, os acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis da UniSecal estarão tirando dúvidas da comunidade sobre a declaração do imposto de renda. O momento do ‘Declare Certo’ ocorrerá em três ocasiões, todos sem custos:

- 13 de abril (sábado): Atendimento no Supermercado Tozetto – Jardim Carvalho – das 13h às 18h;

- 15 de abril (segunda-feira): Atendimento na Unidade Sede da UniSecal (Barão do Cerro Azul, 827, Centro, Ponta Grossa/PR), das 19h às 22h;

- 16 de abril (terça-feira): Atendimento na Unidade III da UniSecal (Rua Júlio de Castilho, 642, Centro, Ponta Grossa/PR), das 19h às 22h.

Outras informações sobre o projeto de extensão social ‘Contabilizando Solidariedade’ do curso de Contábeis da UniSecal podem ser encontradas no site da instituição (www.unisecal.edu.br). No decorrer do ano, mais atividades do projeto serão divulgadas. (Com assessoria)