Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 11/03/2019

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher fará audiência para debater violência

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher fará audiência para debater violência

A reunião inaugural da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na 19° legislatura, realizada nesta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), definiu os primeiros passos do grupo de trabalho em 2019: uma audiência pública que visa discutir formas de coibir a violência contra a mulher. A audiência “Violência contra a Mulher: conquistas e desafios” está marcada para o dia 25 de março, às 9 horas, no Plenarinho da Assembleia.

De acordo com a presidente da Comissão, deputada Cantora Mara Lima (PSC), a audiência pública mantém o trabalho da Comissão focado na questão da violência contra a mulher, como ocorreu nas legislaturas passadas.

“Apesar das conquistas que tivemos nos últimos anos, ainda temos muitos desafios pela frente. O Paraná, por exemplo, conta com apenas 20 delegacias da Mulher para atender aos 399 municípios do Estado. O Brasil tem assistido um crescimento do feminicídio. Precisamos urgentemente buscar soluções para isso”, alertou a deputada.

Entre os nomes confirmados para audiência pública estão o de Eliana Tavares Paes Lopes, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Paraná, que vai tratar do tema “A violência psicológica e os desafios em seu combate”; e de Sandra Prado, Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, apresentando os serviços e programas desenvolvidos pela entidade.

Também participarão da mesa de debates Goretti Bussolo, diretora do Departamento de Garantias e Direitos da Mulher da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, e a psicóloga Rosangela Hass Gomes, da Delegacia da Mulher de Curitiba.

Mais debates

A parlamentar explicou que nas próximas reuniões, a Comissão também vai discutir outros temas, como a questão da saúde da mulher e o acesso igualitário ao mercado de trabalho. “Queremos de fato trazer esses debates para a sociedade”, completou Mara Lima.

A deputada Mabel Canto sugeriu a interiorização da discussão. “Nas próximas audiências, vamos trazer a experiência de mulheres de outras regiões do Paraná”, afirmou. Participaram da reunião de abertura dos trabalhos a presidente da Comissão, deputada Cantora Mara Lima (PSC), as deputadas Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSC) e Maria Victoria (PP), além do deputado Delegado Fernando (PSL). (Com assessoria)

Foto: Kleyton Presidente/Alep