Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Destaques 11/03/2019

Aline recebe moção de aplauso e pede maior engajamento da mulher na política

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Aline recebe moção de aplauso e pede maior engajamento da mulher na política

A deputada federal Aline Sleutjes (PSL), de Castro, esteve na Câmara de Ponta Grossa nesta segunda-feira (11) para receber uma moção de aplauso, de iniciativa do vereador correligionário Ricardo Zampieri (PSL), e aprovada recentemente pelo plenário. A parlamentar é a primeira mulher castranse a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional, depois de conquistar a vaga nas eleições do ano passado com 33.628 votos, sendo exatos 2.200 em Ponta Grossa.

Aline agradeceu o reconhecimento dado pela Câmara via moção de aplauso, e se colocou à disposição dos parlamentares para auxiliar nas demandas da cidade em Brasília. Ela ressaltou a trajetória na vida pública em Castro e salientou a necessidade de um maior envolvimento das pessoas na política, especialmente, por parte das mulheres.

A deputada enfatizou que mesmo com a legislação eleitoral obrigando que 30% das vagas nas eleições proporcionais seja reservado para as mulheres, falta uma efetiva participação e engajamento feminino na política. Citando o fato de a Câmara de Ponta Grossa ter apenas uma representante mulher, a Professora Rose (PSB), Aline expôs que somente 15% das vagas na Câmara Federal são ocupadas por mulheres, mesmo percentual do Senado.

"Ainda é pouco, mas temos que trabalhar no sentido de aumentar essa participação feminina em todas as esferas da sociedade, notadamente na política", disse.

Aline começou na vida pública no ano 2000, foi duas vezes vereadora em Castro, além de ser candidata como vice-prefeita e depois a prefeita, sem êxito, mas marcando seu espaço no meio político daquele município e dos Campos Gerais. Nos bastidores, comenta-se que a deputada tem em seus planos uma nova candidatura à Prefeitura em 2020.

Foto: Kauter Prado\Câmara