Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Destaques 27/02/2019

Rudolf chama atenção para altos índices de violência contra a mulher em PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Rudolf chama atenção para altos índices de violência contra a mulher em PG

O vereador Rudolf ‘Polaco’ Christensen (PPS) chamou a atenção para os casos de violência doméstica registrados em Ponta Grossa durante uma fala na tribuna da Câmara nesta quarta-feira (27). Ele ainda destacou que deve reapresentar um projeto de lei para garantir vagas em cursos de qualificação profissional às vítimas.

O vereador expôs os dados referentes às ocorrências no município. Em 2018, a Polícia Civil atendeu 1,9 mil casos de violência doméstica em Ponta Grossa. Já a Polícia Militar deu atendimento a 900 ocorrências. Rudolf também destacou os trabalhos da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, que atendeu 350 casos somente em 2019.

Por conta dos números elevados, o vereador afirmou que trará de volta à Câmara a discussão sobre a destinação de vagas para vítimas de violência doméstica nos cursos de qualificação profissional. De acordo com Rudolf, muitas das mulheres dependem financeiramente dos cônjuges e, por esse motivo, acabam não denunciando as agressões.

Reserva de 10%

A iniciativa do parlamentar prevê que todo curso de profissionalização ofertado pela Prefeitura ou em parceria com o Poder Público deverá ter uma reserva de 10% das vagas para mulheres vítimas de violência doméstica. Na proposta original, a interessada na vaga precisaria apresentar uma cópia do boletim de ocorrência, do exame de corpo de delito e da queixa crime ou medida protetiva para ter direito a vaga.

O vereador também destacou o trabalho social realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação de Assistência Social. “A educação e a conscientização tem papeis muito importantes nesse processo. Precisamos aliar nossos esforços aqui na cidade também com atitudes do governo do Estado para diminuir os índices elevados dos crimes”, disse. (Com assessoria)