Na tarde desta sexta-feira (22), em Telêmaco Borba, o prefeito Marcelo Rangel foi reeleito, pelo segundo ano consecutivo, para assumir a presidência do Consórcio Intermunicipal de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cimsamu). A eleição aconteceu durante reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

O Consórcio foi criado com a intenção de dar andamento no processo de regionalização do Samu. Os 28 municípios, das três Regionais de Saúde, que integram o CimSamu, analisam propostas e têm autonomia para integrar ou não a Rede de Urgência e Emergência do Estado. Marcelo foi eleito presidente em 2018 e auxiliou nas tratativas.

“Ponta Grossa está caminhando e avançou muito no que diz respeito à criação do Samu Regional. Lutamos e conseguimos trazer a base do BPMOA [Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas] e hoje o serviço aéreo já é realidade”, destaca Rangel.

A intenção do Samu Regional é realizar a unificação da rede de urgência e emergência, inclusive com o resgaste aéreo. “Os municípios que não tem SAMU já podem contar com o trabalho dos profissionais, além de ter uma central de regulação única. Isso é uma conquista de todos, uma ampliação nos serviços já existentes”, comenta Rangel. (Com assessoria)

Confira outros Posts