Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 19/02/2019

Governo discute diretrizes e propostas do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Governo discute diretrizes e propostas do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana

Foi realizada na manhã desta terça-feira (19) mais uma etapa da revisão do Plano Diretor (PD) e da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob): uma oficina com representantes do governo municipal sobre as diretrizes e propostas sugeridas para o Plano de Ação de Investimentos (PAI), que representa a última fase da produção dos documentos. Participaram da discussão o prefeito e a vice-prefeita, secretários municipais, equipes técnicas da Prefeitura e representantes da Urbtec, consultoria contratada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) para a gestão do processo.

O encontro faz parte da última fase de desenvolvimento dos planos, e a junção da discussão com o governo aos pontos levantados junto à população nas oficinas comunitárias promovidas em janeiro irá compor o PAI, que deve ser apresentado à comunidade no dia 13 de março, na sexta e última Audiência Pública prevista no cronograma.

Temas

Entre os pontos levantados pelo PD e pelo PlanMob, que têm a responsabilidade de planejar a cidade para os próximos dez anos, estão temas como zoneamento e ocupação de solo, verticalização do município, sistema viário e transporte público. “Promover a verticalização apenas onde há estrutura para isso é um dos exemplos práticos dessas diretrizes”, explica Ciro Ribas, presidente do Iplan.

Foram discutidos diversos temas propostos e levantados pontos em específico. “Temos que definir o potencial construtivo no entorno do Parque de Olarias, por exemplo, e continuar levando a discussão para a população, que deve participar das ações comunitárias para que os documentos sejam realmente eficazes”, aponta o prefeito Marcelo Rangel.

Participação

Também participaram da reunião a equipe técnica da Urbtec, a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, representantes do Iplan, representantes e o presidente da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), Dino Schrutt, a presidente da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon), Danielle Schlumberger, a secretária de Educação, Esméria Saveli, o Procurador-Geral do Município, João Paulo Deschk, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros, o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Celso Sant’Anna, o superintendente de Serviços Públicos, Coronel Barcellos e o engenheiro da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Michel Haddad.

Todo o andamento do processo de produção do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana pode ser conferido no site oficial dos documentos: http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br. (Com assessoria)