Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Destaques 19/02/2019

Controlador-geral e Sandro Alex apresentam 'Compliance' a Dallagnol

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Controlador-geral e Sandro Alex apresentam 'Compliance' a Dallagnol

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, apresentou ao procurador da República, Deltan Dallagnol, o modelo do Programa de Integridade e Compliance, desenvolvido para o Governo do Paraná. A apresentação foi no Ministério Público Federal, na noite de segunda-feira (18). O procurador da República destacou a iniciativa de implantação do programa e se colocou à disposição da Controladoria Geral do Estado (CGE) no combate à corrupção. Participou da reunião o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Raul Siqueira, que é especializado em ética e compliance, ressaltou que o programa desenvolvido para o Paraná é inédito e foi elaborado especificamente para a administração pública. “Outros estados tentaram implantar programas de integridade, mas não obtiveram sucesso por não possuir um método de unificação dos trabalhos”, declarou Raul.

Um dos diferenciais do Programa de Integridade e Compliance será o “due diligence”, a análise de Grau de Risco de Integridade (GRI) de cada parceiro ou contratado do Estado. Essa avaliação é feita por critérios objetivos e pré-definidos.

As primeiras secretarias a receberem a equipe de Compliance para a implantação serão as de Infraestrutura e Logística e de Planejamento, nos próximos dias. Em seguida, o programa será levado às demais secretarias e órgãos.

Compliance

Na prática, reúne métodos e técnicas para prevenir e descobrir práticas irregulares e ilegais, como fraudes, subornos e desvios de conduta. A aplicação do método, já comum na iniciativa privada, é a base da cultura ética e honesta, que fortalece a credibilidade, pela segurança no cumprimento da legislação. Essa cultura, consolidada pelas práticas de compliance, envolve funcionários, servidores, terceirizados e qualquer pessoa que tenha relação direta ou indireta com a instituição.

Transparência

Com a aplicação da metodologia de compliance, o Governo do Paraná aumenta a transparência de suas ações, aprimora o combate à corrupção e determina uma gestão eficiente e confiável dos recursos públicos.

Mecanismos passam a fazer parte do dia a dia do Estado para permitir punição de agentes públicos que promovam ações ilícitas ou sejam coniventes com elas. A implantação do compliance em todas as áreas e níveis da administração pública aprimora a relação do Estado com o cidadão, que passa a ter papel ativo na fiscalização do uso de recursos humanos, financeiros e de infraestrutura. (Com assessoria)