Destaques

Sangue e medula: Câmara aprova criação do programa ‘Doadores do Futuro’

A Câmara de Ponta Grossa aprovou nesta segunda-feira (18), em primeira discussão, o projeto de lei nº 49/2018, que cria o programa ‘Doadores do Futuro’ nas escolas da rede municipal de ensino. A proposta, de autoria do vereador Ricardo Zampieri (PSL), tem o objetivo de conscientizar os estudantes do 4º e 5º anos sobre a importância da doação de sangue e medula óssea.

Para que o tema seja difundido entre as crianças, serão realizadas palestras e cursos durante o período escolar. Todo o processo de orientação e conscientização pode contar com a participação de profissionais específicos da área de Hematologia e da Saúde, além de acadêmicos de instituições públicas e privadas, com o objetivo de que eles já adquiram experiência referente ao tema e como trabalhá-lo junto aos mais novos.

Durante a sessão, o autor da proposta comentou sobre a importância da iniciativa. “Mais que incentivar as crianças no futuro, o projeto também tem uma visão em curto prazo, já que as discussões em salas de aula podem ser levadas pelas próprias crianças até o ambiente familiar, incentivando a doação de sangue pelos pais e outros parentes”, disse. Para Zampieri, também é importante que o tema seja discutido o quanto antes com as crianças, para que seja criada uma cultura de incentivo à doação.

Antes da votação do projeto, outros vereadores parabenizaram Zampieri pela sugestão. Professora Rose (PSB) afirmou que a proposta ajuda a construir valores nas crianças. “A doação é um dos atos mais nobres, humanos e solidários que uma pessoa pode fazer. Isso deve contribuir para que se formem verdadeiros cidadãos em Ponta Grossa”, disse. Quem também mostrou apoio foi Magno Zanellato (PDT). Médico, o vereador explicou que o volume de doações é muito grande em períodos com campanhas midiáticas, mas cai drasticamente quando as campanhas terminam. “Criar campanhas permanentes pode gerar um resultado muito importante para os bancos de sangue” disse.

Confira outros Posts