Política

Zampieri cobra ação do Estado para evitar aumento da tarifa de ônibus em PG

O vereador Ricardo Zampieri (PSL) quer que o governador Ratinho Junior (PSD) avalie a possibilidade de subsidiar o transporte público em Ponta Grossa – o Governo do Estado já realiza o subsídio do serviço em Curitiba e região metropolitana. A proposta de Ricardo tem como objetivo evitar um novo aumento na tarifa de ônibus da cidade – o pedido de reajuste já foi protocolado pela Viação Campos Gerais (VCG).

Ao citar o caso do subsídio concedido pelo Governo do Estado ao transporte em Curitiba, Ricardo destaca a votação expressiva de Ratinho obtida em Ponta Grossa. “O governador [Ratinho] foi muito bem votado aqui na cidade e também na região e ele é um gestor de todo o Estado e não um segundo prefeito de Curitiba. Acredito que nossa cidade também merece essa atenção”, avalia o vereador.

Ricardo aponta para a possibilidade do Governo do Estado subsidiar o transporte coletivo em Ponta Grossa e cobra igualdade no tratamento concedido por parte do Governo do Estado. “Se Curitiba e a região metropolitana têm esse subsídio, acredito que também possamos discutir isso. Somos pagadores de impostos assim como eles e merecemos atenção. A população não aguenta mais pagar tão caro na tarifa”, conta o vereador.

Zampieri aproveitou para ressaltar que, no âmbito do Legislativo, segue cobrando transparência e fiscalizando a Viação Campos Gerais (VCG), empresa prestadora do serviço. “Não se trata de dar dinheiro para a VCG, mas sim de aliviar o bolso do pontagrossense que já paga uma tarifa muito cara para a qualidade do serviço prestado”, aponta o vereador.

Ricardo salienta ainda que a população tem sido “sacrificada” com uma série de mudanças no sistema, como o corte de linhas e horários, para que a tarifa não suba significativamente. “O povo que usa o sistema tem sofrido com essas mudanças. Por isso, acredito que um subsídio seria uma boa saída até que um novo contrato seja discutido nos próximos anos”, sugere o parlamentar.

Valores e reajuste

Atualmente a tarifa de ônibus é de R$ 3,80 em Ponta Grossa – a modernização da frota e a diminuição no número de passageiros são alguns dos indícios apontados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) para o constante crescimento no valor da passagem. (Com assessoria)

Confira outros Posts