Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Política 12/02/2019

Plauto quer explicações sobre salários de diretores da Copel

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Plauto quer explicações sobre salários de diretores da Copel

Em dois requerimentos apresentados no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) na tarde desta terça-feira (12), o deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) fez novos pedidos de informações ao secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Plauto solicita que sejam esclarecidas várias questões como o número exato de diretorias existentes dentro da estrutura da Companhia Paranaense de Energia – Copel e, também, quais as finalidades de cada uma delas.

O deputado quer esclarecimentos sobre a composição das remunerações dos diretores da empresa de forma detalhada. Para tanto, a reposta deve trazer o valor total de cada salário, especificando os abonos, benefícios e gratificações. Ainda o número de pagamentos que são feitos anualmente aos ocupantes dos cargos. E que sejam encaminhadas à Assembleia as normativas e os elementos jurídicos que justificam as remunerações da diretoria.

“Tenho recebido denúncias a respeito desse tema. Precisamos verificar, até mesmo para alertar o Palácio Iguaçu sobre o mau uso do dinheiro público”, afirmou.

Aposentadorias

No segundo requerimento, também encaminhado ao chefe da Casa Civil, o objeto de explicações é o pagamento de aposentadorias dos ex-governadores e pensões das respectivas viúvas. E como ficará a situação de quem, atualmente, tem direito ao benefício, mas que ainda não fez os pedidos.

Plauto argumenta que as informações são importantes para a apreciação da proposta de Emenda à Constituição Estadual que prevê o fim do benefício que será apreciada pelo plenário. (Com assessoria)