Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Ponta Grossa 06/02/2019

UEPG inicia matrícula de calouros nesta quinta

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG inicia matrícula de calouros nesta quinta

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inicia nesta quinta-feira (7) a matrícula dos calouros aprovados em primeira chamada nos Vestibulares de Inverno e de Verão, além do Processo Seletivo Seriado (PSS). Nesta quarta-feira (6), a Pró-Reitoria de Graduação (Progad) divulgou um edital com as principais informações sobre o processo de matrícula (clique aqui para acessar). São esperados cerca de dois mil estudantes para a primeira etapa da matrícula.

A matrícula dos calouros da UEPG acontecerá no bloco do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), no campus de Uvaranas - o prédio fica ao lado da Biblioteca Central. No edital divulgado pela Prograd, estão listados todos os documentos necessários para a realização da matrícula - entre os documentos que devem ser originais está o histórico escolar.

A pró-reitora de graduação, Ligia Paula Couto, pede atenção aos estudantes que participarão do processo de matrícula. "A batalha mais difícil já foi vencida que era a aprovação no Vestibular ou no PSS. Agora pedimos que os estudantes atentem para os documentos necessários, principalmente aqueles e aquelas que não moram em Ponta Grossa", destacou a pró-reitora.

A matrícula dos calouros acontecerá na quinta (7) e sexta-feira (8) no período da manhã, a partir das 8h30, e da tarde a partir das 14h30 - o edital divulgado pela Prograd traz a lista de cursos e as salas em que as matrículas acontecerão e a indicação é para que os alunos cheguem com, ao menos, 15 minutos de antecedência para evitar problemas.

Lígia também ressalta que os estudantes que ficaram na lista de espera devem ficar atentos as demais chamadas. "Teremos novas chamadas em editais que deverão ser divulgados nos próximos dias", conta a professora.

Em 2018, por exemplo, a Prograd realizou cinco chamadas para completar as vagas oferecidas e a última delas ainda contou com lista de espera - posteriormente ainda houveram vagas remanescentes que foram ofertadas pela UEPG em outros editais. "Por isso é fundamental que os alunos fiquem atentos nos editais e nas redes sociais da UEPG", lembrou a pró-reitora.

Anderson Santos Costa, chefe da Divisão de Matrícula, lembra que a matrícula dos alunos que irão cursar Direito no Campus de Telêmaco Borba também acontecerá na próxima quinta e sexta-feira no Campus de Uvaranas, no Bloco do PDE. "Lembramos ainda que deverão comparecer apenas os alunos aprovados em primeira chamada - os que estão em lista de espera devem aguardar os próximos editais", destaca Santos Costa.

Documentos necessários

O edital divulgado pela Prograd apresenta os documentos que serão necessários para a realização da matrícula. Para os alunos aprovados em cota universal, é necessário apresentar a via original do histórico escolar do ensino médio ou histórico do ensino médio ou declaração de conclusão de concurso ou, ainda, diploma de ensino superior, além de duas cópias do mesmo - todos esses documentos devem ser originais.

Além dos documentos anteriores, também são necessárias cópias do RG, CPF, duas cópias da certidão de nascimento ou casamento, duas cópias do termo de declaração de ciência ou autodeclaração cotista (disponível no site da UEPG).

Já para os alunos cotistas (negros e oriundos de escola público) é necessário apresentar os históricos originais do ensino básico, fundamental e médio - além dos demais documentos como RG, CPF e afins.

Curso de Medicina

O curso de Medicina terá a matrícula realizada em datas específicas - a primeira chamada acontecerá em 24 de maio e a as matrículas dos alunos em lista de espera será realizada no dia 7 de junho. Curso mais concorrido da UEPG, Medicina chegou a ter três chamadas em 2018 até que todas as vagas fossem preenchidas. (Com assessoria)