Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política Destaques 05/02/2019

Partidos começam a definir formação de blocos e indicam líderes na Alep

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Partidos começam a definir formação de blocos e indicam líderes na Alep

As bancadas do DEM e do MDB na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) foram as primeiras a formalizar requerimento visando o registro da criação de bloco parlamentar, conforme disposto no art. 16, § 1º do Regimento Interno da Casa. O bloco é formado pelos deputados Anibelli Neto (PMDB), Requião Filho (PMDB), Nelson Justus (DEM) e Plauto Miró Guimarães (DEM).

E, de acordo com o previsto no art.19, §2º do Regimento Interno, o bloco indicou na tarde da última segunda-feira (4) como líder o deputado Anibelli e como vice-líder o deputado Nelson Justus. A formação desse bloco foi feita já no dia 1º de fevereiro, data da posse dos integrantes do Legislativo na 19ª Legislatura. Também nesta data foi formalizada a indicação do deputado Hussein Bakri (PSD), como líder do Governo.

Todos os partidos têm até esta quarta-feira (6) para formalizarem a indicação de líderes e vice-líderes e a formação de blocos parlamentares. E até segunda-feira (11), para indicarem seus representantes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Blocos

O PSDB, formado pelos deputados Ademar Traiano, Paulo Litro e Michele Caputo, uniu-se ao PV, constituído por Rodrigo Estacho e Soldado Adriano José. Seu líder é o deputado Michele Caputo, tendo como vice-líderes Soldado Adriano e Paulo Litro. Também formaram bloco o PR/PRB/PODE, com quatro integrantes: Alexandre Amaro (PRB), Delegado Jacovós (PR), Marcel Micheletto (PR) e Galo (PODE). Para liderá-lo foi escolhido o deputado Alexandre Amaro, tendo como vice-líderes Delegado Jacovós e Galo.

O PDT, o PMN e o PPL constituíram bloco integrado pelos deputados Nelson Luersen (PDT), Goura (PDT), Dr. Batista (PMN) e Marcio Pacheco (PPL). O líder do bloco será o deputado Goura, e o vice-líder, Marcio Pacheco. O PSD, que tem em seus quadros Mauro Moraes, Hussein Bakri, Francisco Buhrer, Cobra Repórter e Delegado Recalcati, escolheu para a liderança o deputado Mauro Moraes, e para  vice-líder, Cobra Repórter.

O PROS, integrado pelos deputados Soldado Fruet, Homero Marchese e Boca Aberta Jr. indicou como líder Soldado Fruet e como vice-líder Homero Marchese. O PP, formado pelos deputados Maria Victória, Luiz Carlos Martins e Gilberto Ribeiro, indicou como líder a deputada Maria Victória, e como vice-líder, Luiz Carlos Martins.

Oposição

A bancada da Oposição, composta pelos deputados Tadeu Veneri (PT), Anibelli Neto (MDB), Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT), Arilson Chiorato (PT) e Requião Filho (MDB), indicou para a Liderança o deputado Tadeu Veneri, e para a vice-liderança, a deputada Luciana Rafagnin. A bancada do PT indicou como líder o deputado Professor Lemos, e como vice-líder, o deputado Arilson Chiorato.

Também a bancada do PPS, constituída pelos deputados Tercílio Turini, Cristina Silvestre e Douglas Fabrício, formalizou nesta terça-feira (5) a indicação do líder e do vice-líder. São eles: Douglas Fabrício e Cristina Silvestri, respectivamente.

CCJ

O PP também indicou a deputada Maria Victória para integrar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na condição de membro titular, tendo como suplente o deputado Luiz Carlos Martins. O bloco PDT/PMN/PPL indicou para a comissão o deputado Marcio Pacheco. E o bloco PR/PRB/Pode indicou o delegado Jacovós como membro titular; e Alexandre Amaro membro suplente. (Com assessoria)