Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques Cidades 04/02/2019

Escolas estaduais se preparam para receber um milhão de alunos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Escolas estaduais se preparam para receber um milhão de alunos

Organização da documentação escolar, matrículas, prestação de contas, atendimento à comunidade, reparos em salas de aula, refeitório e banheiros, pintura da quadra poliesportiva e jardinagem. É assim que as escolas da rede estadual de ensino estão se preparando para receber mais de um milhão de estudantes no dia 14 de fevereiro para início do ano letivo.

Em Santo Antônio da Platina (no Norte Pioneiro), as salas de Geografia do Colégio Estadual Doutor Ubaldino do Amaral estão sendo pintadas e adesivadas com figuras geométricas e frases relacionadas à disciplina. A iniciativa de criar salas ambientes foi adotada pela escola em 2015 para incentivar os alunos que estudam em tempo integral. As 13 salas de aula, biblioteca e quadra de esportes são decoradas de acordo com as disciplinas.

O colégio atende aproximadamente 300 alunos do Ensino Médio regular e do 6° ao 9° ano na Educação em Tempo Integral. “Como eles passam o dia todo na escola, é necessário criar metodologias e também um ambiente que torne a escola um local agradável em que o aluno se sinta motivado”, disse a diretora Edilene Chaves Ribeirete.

Além da adaptação das salas de aula, as equipes administrativas do colégio também estão concluindo os relatórios de prestação de contas. “É um trabalho minucioso, mas estamos planejando tudo para deixar a escola pronta para receber nossos alunos”, disse Edilene.

Todos juntos

No Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, em Curitiba, funcionários, representantes da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e voluntários da comunidade escolar colocaram juntos a mão na massa para deixar a escola pronta para o retorno dos alunos. Foram feitas pequenas obras de reparo no refeitório, troca das telas e pintura da quadra esportiva. “Todo ano, antes de começar as aulas, nós preparamos alguma coisa e os alunos voltam com aquela expectativa de encontrar algo novo”, contou o diretor Juliano Nunes da Rosa.

Outra novidade para esse ano é que as 14 salas de aula do colégio serão equipadas com projetores e telas multimídia para facilitar e ampliar o acesso a novas tecnologias e metodologias de ensino em sala de aula. Os recursos dos reparos e melhorias vêm do Fundo Rotativo (conta de consumo), da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal.

Em 2018, o colégio teve sete alunos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de outros aprovados em universidades públicas e particulares. “A nossa escola é uma das mais procuradas da região porque tanto os pais quanto os alunos sabem da qualidade do ensino que ofertamos. A comunidade percebe e valoriza esse trabalho”, diz Nunes.

Contagem regressiva

No Colégio Estadual Vereador Luiz Maltaca, em Itaperuçu (na Região Metropolitana de Curitiba), as equipes diretiva e administrativa fazem uma força-tarefa para concluir as obras nos banheiros e a pintura na secretaria, no teto e na fachada da escola. Além disso, a comunidade recebe orientações sobre matrículas e pedidos de abertura de turmas.

“A escola tem que estar preparada para receber os alunos que já estudavam aqui, mas principalmente aqueles que estão vindo de outras escolas para que se adaptem o mais rápido possível”, explicou a diretora auxiliar, Loren Kátia Pereira Lacerda. (Com assessoria)