Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Ponta Grossa Destaques 17/01/2019

UEPG ganha destaque internacional como 2ª melhor universidade do Paraná

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG ganha destaque internacional como 2ª melhor universidade do Paraná

Na última terça-feira (15), a revista inglesa Times Higher Education, divulgou o resultado do ranking 'Emerging Economies University', que avaliou 442 universidades de 43 nações, incluindo instituições em países considerados emergentes avançados, emergentes secundários e de fronteira. Como resultado, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ganhou destaque internacional ao ser classificada como a segunda melhor instituição de ensino  público do Paraná.

Os critérios para a classificação utilizados são os mesmos 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco categorias, do THE World University Rankings, um dos mais respeitados rankings mundiais de universidades. São avaliados ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, entende que a universidade vem melhorando a cada avaliação, demonstrando o que ele considera como "o acerto das atividades desenvolvidas por professores, técnicos, alunos e pelas administrações da UEPG, que souberam investir em avaliação institucional e estimular a produção de conhecimento que impactasse na sociedade e na ciência".

Ranking

No ranking, a UEPG ocupa a posição número 301 e recebeu boas avaliações nos critérios de citações, ensino e relação com a indústria. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) aparece em primeiro lugar, ocupando a 250ª posição. Conforme publicação na página oficial do Governo do Paraná, "o Brasil é o país latino-americano que mais possui universidades avaliadas e o terceiro mais representado na tabela".

O reitor da UEPG reconhece que as universidades públicas, ao priorizarem o ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, "são um investimento benéfico para todos os setores e essenciais para qualquer projeto de futuro das regiões em que estamos inseridas". Ainda, segundo ele, a plataforma da atual gestão está confirmada por estes dados. "A atual administração da UEPG foi eleita com uma proposta de ampliar as relações com a comunidade, para fomentar o desenvolvimento regional, exatamente algo que está definido como uma das vocações da UEPG segundo este ranking internacional", enfatiza.

Classificação

Conforme o ranking, além da UEL  e UEPG, aparecem as Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e do Oeste do Paraná (Unioeste) classificadas na posição 351ª. A UEM aparece entre as 70 melhores da América Latina enquanto a Unioeste ocupa 100ª posição.  (Com assessoria)