Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Grossa Destaques 14/01/2019

UEPG firma parceria com Penitenciária Estadual de Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG firma parceria com Penitenciária Estadual de Ponta Grossa

Seis detentos da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa realizam a manutenção da jardinagem do Campus Uvaranas durante o mês de janeiro. O trabalho é resultado de uma parceria firmada entre a Universidade, Penitenciária e Departamento Penitenciário Estadual.  Nos próximos dias, novas vagas serão abertas para serventes de obra, eletricistas, marceneiros e mecânicos. A ideia é contratar 10 detentos de forma permanente, via Departamento Penitenciário, sem vínculo trabalhista com a instituição.

Segundo o chefe de gabinete da reitoria, Rauli Gross Junior, a iniciativa oportuniza a reabilitação e reinserção social dos detentos atendidos, além de resultar em remissão da pena. A cada três dias trabalhados, um é deduzido da condenação.

Gross enfatiza que um dos objetivos da nova gestão da Universidade é a ampliação do canteiro de trabalho para os detentos e a aproximação do Departamento Penitenciário com a comunidade universitária. “Queremos valorizar projetos de pesquisa e de extensão que otimizem a reabilitação criminal e a ressocialização dos egressos”, diz. O ‘hospital de livros’ é um exemplo de atividade que já desenvolvida em que detentos restauram de obras para as bibliotecas da UEPG.

Reabilitação e ressocialização

Para Rauli, a valorização humana está no enxergar o próximo dando oportunidades, e não apenas com o olhar de medo e preconceito para com aqueles que violam as regras legalmente instituídas. “Eu sempre procurei, na área da criminologia, centrar o olhar em direção a entender o porquê dos desvios de comportamento - e de destacar as oportunidades para mostrar o valor do trabalho do apenado para a comunidade”.

Rauli diz que em 2011 iniciou o projeto de extensão “Núcleo de estudo e acompanhamento das execuções de pena na Vara de Execuções Penais na comarca de Ponta Grossa”. Na época, começou a desenvolver ações voltadas à inclusão social que permitissem o acesso dos detentos à cultura através do projeto “Remissão da Pena através da leitura”; acesso a filmes relacionados aos direitos humanos e cidadania; e na oportunidade do atendimento proporcionado junto ao Núcleo de Prática Jurídica da instituição. (Com assessoria)