Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Grossa 03/01/2019

UEPG divulga conteúdos e datas dos processos seletivos de 2019

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG divulga conteúdos e datas dos processos seletivos de 2019

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou uma série de informações sobre os diferentes processos seletivos da instituição em 2019. Entre os dados disponibilizados estão o cronograma de datas importantes para os estudantes que visam uma vaga na Universidade, seja através dos Vestibulares ou do Processo Seletivo Seriado (PSS). Além disso, a UEPG também tornou públicos os conteúdos programáticos de cada uma das provas, os gêneros de redação e ainda as obras literárias que serão cobradas nas provas.

O cronograma apresentado pela UEPG apresenta as seguintes datas: o Vestibular de Inverno de 2019 acontecerá nos dias 7 e 8 de julho (domingo e segunda-feira), o PSS 2019 será realizado no dia 17 de novembro (domingo) e o Vestibular de Verão está agendado para 8 e 9 de dezembro de 2019 (também domingo e segunda-feira). Para conferir o documento, basta clicar aqui.

Outro documento importante já disponibilizado pela Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da UEPG é o conteúdo programático dos Vestibulares de Inverno e Verão de 2019 - o documento pode ser acessado neste link. Também foram disponibilizados os conteúdos programáticos do PSS I (clique aqui para acessar), do PSS II (clique aqui para acessar) e do PSS III (clique aqui para acessar).

O coordenador da Comissão, Edson Luis Marchinski, lembra que a disponibilização dos arquivos é fundamental para que os estudantes se programem. "Tivemos o cuidado e a preocupação de divulgar esses arquivos essenciais com antecedência para dar tempo adequado para que os estudantes, colégios e cursinhos se preparem para os diferentes processos seletivos", destaca Edson.

Obras literárias cobradas em 2019

A CPS também já tornou público a relação das obras literárias que serão cobradas nos Vestibulares de 2019 (clique aqui para acessar) e também as obras que irão basear as questões de Literatura e Língua Portuguesa nas diferentes fases do PSS (clique aqui para acessar). Entre as obras de Literatura cobradas em 2019 estão clássicos, como Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Também serão cobradas no Vestibular a obra completa de Murilo Rubião, o livro 'Vestido de Noiva', de Nelson Rodrigues, a obra Toda Poesia, de Paulo Leminski e ainda a obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus.

Gêneros de redação

Uma das principais etapas dos processos seletivos da UEPG diz respeito à produção da redação. A CPS também já tornou público o documento que rege quais poderão ser os gêneros de redação dos Vestibulares (clique aqui para acessar) e nas diferentes fases do PSS em 2019 (clique aqui para acessar).

Divulgação em tempo recorde e uso das redes sociais

No segundo semestre de 2018, a UEPG inovou: os resultados do PSS III e do Vestibular de Verão, foram divulgados em transmissões ao vivo (lives) na página oficial da UEPG no Facebook (clique aqui para curtir). Em 2019, a Universidade deverá repetir a dose, com a divulgação dos nomes dos aprovados nas redes sociais. "Essa é uma forma de usarmos essa tecnologia para nos aproximarmos dos nossos novos alunos e alunas", lembra Edson Luis Marchinski. (Com assessoria)