Destaques Ponta Grossa

Governador quer Universidades como polos de desenvolvimento regional

Durante solenidade de posse na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), realizada em 1º de janeiro, o novo governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), assumiu o compromisso de consolidar as universidades estaduais como polos de desenvolvimento regional. “Vamos valorizar os educadores e todos os colaboradores envolvidos nesse processo para garantir a melhor formação possível aos nossos jovens, aos nossos filhos”, disse.

Sobre o papel proposto pelo governador ao ensino superior, o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, que esteve presente na posse, afirma que a postura de Ratinho Junior sinaliza um reconhecimento das universidades estaduais como fator decisivo para o desenvolvimento dos municípios das regiões onde atuam.

“Elas fixam renda e profissionais altamente qualificados em cidades do interior do estado. Nossas universidades cumprem um papel econômico, social, cultural e científico determinante para a homogeneização das oportunidades de geração de renda e de cidadania”, afirma Sanches.

Educação Básica

Ainda no campo da educação, o governador afirmou que o aluno será o centro do processo de ensino. “Vamos em busca do melhor Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Será nossa meta e o nosso desafio”, enfatizou. Ratinho Junior disse ainda que as escolas serão a base formadora de cidadãos prontos para os novos desafios que este século 21 impõe.

A Secretaria de Estado da Educação e Esporte ficará sob a responsabilidade de Renato Feder. Em entrevista ao portal da Secretaria, disse que vai percorrer todas as regiões do Estado, para visitar cada um dos 32 Núcleos Regionais da Educação e, assim, conhecer a realidade e particularidades do sistema educacional do Paraná.

“Pretendo ficar pouco tempo em meu gabinete e muito tempo percorrendo o Estado, conhecendo as nossas escolas e vendo o que precisa ser priorizado”, disse. Em conversa com o novo Secretário, o professor Miguel Sanches o convidou a visitar Ponta Grossa e conhecer os projetos da UEPG no campo da educação.

Inovação e Infraestrutura

Durante discurso na Alep, o governador falou sobre os caminhos que o Estado tomará sob sua gestão, que, entre outros aspectos, estará focada na inovação, tecnologia e infraestrutura. “Este projeto, que vem sendo construído desde que eu tinha 21 anos, amadureceu, ganhou novos parceiros e hoje se consolida como um dever. Fui escolhido pela maioria da população para liderar este movimento de transformação e inovação”, enfatizou.

O governador destacou a infraestrutura como uma das bases para apoiar o crescimento do Paraná. “A minha obrigação de trabalhar incansavelmente para fazer o Paraná uma referência para o Brasil e o Estado mais moderno do país, é também o meu compromisso e de todos que me acompanham”, disse. Ratinho Junior se comprometeu ainda em modernizar e ampliar aeroportos, rodovias e ferrovias.

Sandro Alex, empossado com outros 14 Secretários de Estado, em solenidade no Palácio Iguaçu, será o responsável pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. Sandro Alex, que obteve a quinta maior votação para deputado federal no Paraná nas últimas eleições, mais de 124 mil votos, ficará afastado do cargo para conduzir a Secretaria. O novo Secretário é ponta-grossense, formado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e se dispôs a ser um interlocutor com o governo para as demandas regionais.

Secretários e Secretarias

Durante a solenidade no Palácio Iguaçu, os Secretários que tomaram posse foram Guto Silva (Secretaria da Casa Civil), Reinhold Stephanes (Secretaria de Estado de Gestão Pública), Renê de Oliveira Garcia Júnior (Secretaria de Estado da Fazenda), Hudson José (Secretaria de Estado de Comunicação Social e Cultura – Hudson é formado em Comunicação pela UEPG), Márcio Nunes (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental e Turismo), João Carlos Ortega (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), Sandro Alex (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Renato Ferder (Secretaria de Estado da Educação e Esporte) Beto Preto (Secretaria de Estado da Saúde), Luiz Felipe Kraemer Carbonell (Secretaria de Estado de Segurança Pública), Ney Leprevost (Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho), Norberto Ortigara (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento), Valdemar Bernardo Jorge (Secretaria de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes), Letícia Ferreira da Silva (Procuradoria Geral do Estado) e  Raul Siqueira (Controladoria Geral do Estado). (Com assessoria)

Confira outros Posts