Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 27/11/2018

UEPG vai ofertar curso de Nutrição a partir do Vestibular 2019

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG vai ofertar curso de Nutrição a partir do Vestibular 2019

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a partir do próximo Vestibular, em 2019, ofertará o curso de Nutrição. Na tarde desta terça-feira (27), por intermédio do deputado federal Aliel Machado (PSB), a governadora Cida Borghetti (PP) autorizou a abertura do curso. O anúncio oficial acontece na próxima terça-feira, 4 de dezembro, durante solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Aliel Machado avalia positivamente o anúncio da oferta do curso. “É uma notícia que esperamos há muito tempo. Já no início do mandato de Cida Borghetti, fiz questão de solicitar à governadora atenção ao pedido. Acompanhei todo o processo”. O parlamentar destaca também que a aprovação do curso é uma conquista importante para Ponta Grossa e para os Campos Gerais porque valoriza do Hospital Universitário, que, além de ser referência de qualidade, poderá ampliar ainda mais o atendimento que oferece à população.

Fortalecimento 

Para o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, a formação de profissionais nutricionistas pela UEPG fortalece a instituição e, em especial, os cursos da área da saúde, mas os efeitos são mais amplos. “O curso impactará diretamente na saúde dos Campos Gerais porque o foco será atenção básica e a prevenção de doenças”.

O objetivo, segundo o vice-reitor, Everson Krum, é estruturar o curso com uma abordagem multiprofissional, estratégia que já é sucesso no Hospital Universitário. “Atualmente, o HU é referência em nutrição hospitalar. São sete nutricionistas, que desenvolvem cardápios personalizados que consideram a necessidade nutricional de cada paciente e sua condição de internamento”. Krum afirma que a área de residência também ganha porque novas vagas serão abertas.

Curricularização

Em termos de estruturação do curso, a Pró-reitora de Graduação, Ligia Paula Couto, enfatiza que o Projeto Pedagógico do Curso será um dos primeiros, entre os novos cursos da Universidade, a adotar a curricularização da extensão. “Com a adoção deste modelo, o aluno poderá através de projetos específicos, atuar junto à comunidade”, enfatiza.

Priscila Almeida e Wagner Kloster, nutricionistas do Hospital Universitário, destacam a importância do projeto ser voltado às interações entre a nutrição e outras áreas da saúde. “As interações entre nutrição e a odontologia, obstetrícia e pediatria são exemplos em que a nutrição pode atuar na prevenção de doenças”. Os profissionais enfatizaram também que o direcionamento deve buscar a nutrição preventiva e não a nutrição estética.

Histórico

Aliel Machado explica que a conquista do curso é resultado de um trabalho conjunto da Universidade, dos conselhos e do Ex-Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes. O pedido de criação do curso foi realizado pela professora Fabiana Postilioni Mansani, Diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, e Cíbele Pereira Kopruszinski e Sílvia Marçal, em 2012, quando o Ex-Secretário ainda era reitor da UEPG e tinha Carlos Luciano Sant’Ana Vargas na vice-reitoria. (Com assessoria)