Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024

Sandro Alex deve ser o secretário estadual de Infraestrutura e Logística de Ratinho Jr.

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Sandro Alex deve ser o secretário estadual de Infraestrutura e Logística de Ratinho Jr.

O deputado federal Sandro Alex (PSD) deve ser o próximo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística. O convite já foi feito pelo governador eleito Ratinho Junior (PSD), que está em viagem ao exterior e aguarda uma resposta do parlamentar ponta-grossense assim que retornar.

Procurado pelo Doc.com para falar sobre o assunto, Sandro disse que por enquanto não irá comentar. Porém, segundo informações de pessoas próximas, ele teria pedido alguns dias a Ratinho para avaliar o convite junto à família e ao grupo político. Sandro Alex obteve a quinta maior votação para deputado federal no Paraná, com mais de 124 mil votos.

Entretanto, pelo que se sabe, tal resposta deverá ser afirmativa, tendo em vista a importância da pasta e a possibilidade de estar à frente da condução das principais obras do Paraná. A Secretaria de Infraestrutura também engloba o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Além disso, politicamente deve representar um avanço que pode credenciá-lo a pleitear voos mais altos em eleições futuras. Tudo isso deve pesar para que a decisão seja pelo aceite, embora a perspectiva para desempenhar seu terceiro mandato em Brasília também seja boa, diante da proximidade com membros importantes do futuro governo Bolsonaro.

Estratégica

O convite de Ratinho Junior a Sandro Alex é estratégica. Primeiro, pelo fato de valorizar um companheiro de longa data na política paranaense. Segundo, para dar lugar a Ponta Grossa e os Campos Gerais no primeiro escalão do Governo. Dessa forma, Ratinho Junior também valoriza a expressiva votação que obteve no município e na região. Terceiro, pelo fato da escolha agradar o grupo político que trabalhou na campanha do governador eleito na cidade, que engloba ainda o deputado estadual Plauto Miró (DEM), que veria com bons olhos a indicação de Sandro ao cargo.

Outro fato é que Ratinho Junior também soluciona mais uma questão, que é dar espaço para a entrada de um aliado político na Câmara Federal. Trata-se do deputado Evandro Roman (PSD), que ficou como suplente da coligação e é homem de confiança de Eduardo Sciarra, um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Ratinho Junior. Assim, caso Sandro Alex aceite o posto de secretario, Roman assume em Brasília.

A tendência é de que Sandro Alex permaneça como secretário de Infraestrutura e Logística por dois anos. Depois disso, voltaria para o mandato, abrindo lugar na pasta para o irmão, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), ao término do mandato na Prefeitura de Ponta Grossa. Com isso, Rangel pode trabalhar para viabilizar uma candidatura ao Senado ou a vice-governador em 2022.