Destaques Eventos Ponta Grossa

MünchenFest toda remodelada começa nesta quinta-feira em PG

A Prefeitura de Ponta Grossa, através das Fundações Municipais de Turismo (Fumtur) e de Cultura (FMC), inicia, nesta quinta-feira (15), as atividades da MnchenFest 2018. O evento acontece no Parque Ambiental e contará com uma grande variedade de pratos da culinária alemã, cervejas artesanais, apresentações culturais, além do tradicional chopp. A festa segue até o dia 18 de novembro. A entrada é gratuita.

De acordo com o presidente da Fumtur, Edgar Hampf, a festa deste ano tem como principal objetivo retornar às origens, proporcionando uma experiência diferenciada aos foliões. “Queremos que essa nova MünchenFest volte às origens, que seja uma festa da família, com muita segurança, e que ela possa trazer à população o que há de melhor da cultura e gastronomia alemã”, aponta Hampf.

Segundo a programação (ver matéria) já divulgada pela Fundação Municipal de Cultura (FMC), o primeiro dia da festa terá início às 11 horas com a abertura da cozinha alemã, seguindo até as 22 horas. Durante esse período, os visitantes poderão acompanhar diversas apresentações culturais, assim como o tradicional desfile oficial de abertura da MünchenFest, previsto para as 16 horas.

Bloqueios no trânsito

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), os bloqueios de vias  em virtude da realização da festa devem acontecer apenas para a realização do desfile de abertura da MünchenFest.

Em relação ao desfile, o departamento de trânsito da AMTT informa que os bloqueios terão início às 15 horas a partir do cruzamento entre a avenida Vicente Machado e a rua Dr. Paula Xavier, estendendo-se até a confluência entre a rua Saldanha Marinho e Coronel Dulcídio, onde serão concentrados os blocos participantes do desfile, que descerá a Vicente Machado até a Benjamin Constant.

O tráfego segue livre nas transversais à avenida até o início do evento, sendo fechado à medida que o desfile avançar. Nos outros dias, o tráfego segue sem interrupções e com agentes de trânsito para orientar o fluxo durante toda a festa.

Segurança

Para garantir a segurança das famílias que participarão da MünchenFest, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), disponibilizará mais de 90 guardas municipais, além de cinco módulos móveis, um ônibus de monitoramento e equipes que realizarão patrulhamento ostensivo nos arredores da festa.

Junto a esse aparato, também haverá segurança privada e a participação de policias militares , incluindo equipes da Cavalaria e do pelotão de Choque. Agentes do departamento de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) farão a orientação dos motoristas que trafegarem pelo local. No total, aproximadamente 150 agentes de segurança farão a proteção da festa.

Concurso da Rainha

De acordo com a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), a nova rainha da MünchenFest será definida no sábado (17). Ela será escolhida entre 11 candidatas inscritas na competição desse ano e que estarão presentes durante a realização da festa.

Segundo o presidente da Fumtur, Edgar Hampf, o concurso desse ano traz como principal inovação a forma de premiação das candidatas. “Invés de oferecermos um carro, como acontecia nos anos anteriores, a rainha e as princesas serão premiadas com viagens para a Alemanha, Buenos Aires e Foz do Iguaçu, respectivamente, e a possibilidade de levarem dois acompanhantes, além de serem contratadas, pelo período de um ano, como agentes de divulgação do município. Ou seja, é uma forma de promover ainda mais esse grande evento, durante todo o ano e em diversos lugares, fomentando o turismo da região”, declara Edgar.

Kindergarten

Junto às diversas atrações culturais e gastronômicas da festa, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), oferecerá um Kindergarten (jardim de infância) gratuito para crianças de até 10 anos de idade. No local, haverá pessoal especializado para o cuidado dos pequenos, que terão à disposição diversos brinquedos. (Com assessoria)

Confira outros Posts