Destaques Política

Elizabeth Schmidt aponta desconforto com apoio ao PT e se desfilia do PSB

A vice-prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, se desfiliou do Partido Socialista Brasileiro nesta segunda-feira (12). Em uma carta de desfiliação enviada à direção do partido, ela justifica a decisão de deixar a sigla e agradece o convívio com os ex-correligionários ao longo dos últimos anos. Como justificativa, Elizabeth aponta que o apoio dado pelo PSB ao PT nas eleições presidenciais deste ano a deixou desconfortável dentro da legenda.

“Em 2018 a militância foi chamada às ruas para defender as bandeiras do PT, com compromisso que não assumi e não assumo, portanto, estou sendo um embaraço e não mais a força motriz que sempre pretendi ser para o partido. Entendo que é momento de me despedir do PSB,  porque não me sinto à vontade, e nem devo agir contra os preceitos do partido!”, disse Elizabeth na carta.

A vice-prefeita não disse até o momento em qual partido irá se filiar. A tendência é que fique um tempo sem filiação, deixando para o próximo ano tal decisão.

Recentemente, O filho de Elizabeth, Rodrigo Schmidt, já havia anunciado desfiliação do PSB (ver matéria). Ele também justificou o apoio dado ao PT nas eleições presidenciais como motivo da saída.

Agora, fica a expectativa de qual será o destino partidário de mãe e filho, já que Elizabeth é cotada para participar da eleição à Prefeitura de Ponta Grossa em 2020.

Confira a carta de desfiliação na íntegra:

As palavras, mesmos as escritas, são impregnadas de vibrações, por isso não devemos perder nenhuma oportunidade de manifestar bons sentimentos… em primeiro lugar, agradeço a Deus, por nos ter permitido um belo convívio, por nos ter provido de sabedoria, de espírito inventivo, curiosidade, ousadia e perseverança para atingir nossos objetivos, mesmo que muitas vezes nos custem interpretações equivocadas, críticas e decepções.

Sou uma pessoa que teve oportunidade de viver milhares de experiências em minha caminhada de vida, seja na vida pessoal, profissional, empresarial, assistencial e também na vida pública, como mulher que acredita na política e nas transformações que podemos promover. Sinto-me madura o suficiente para enfrentar qualquer desafio que a vida me apresente… Ponta Grossa é meu berço, e aqui sempre estive envolvida em muitas atividades!!

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) é um partido que tem uma história consolidada, e que sempre teve uma postura democrática, dando liberdade para os diretórios municipais e estaduais. Em 2018 a militância foi chamada às ruas para defender as bandeiras do PT, com compromisso que não assumi e não assumo, portanto, estou sendo um embaraço e não mais a força motriz que sempre pretendi ser para o partido. Entendo que é momento de me despedir do PSB,  porque não me sinto à vontade, e nem devo agir contra os preceitos do partido! Há um tempo certo para tudo!!!

Desde 2013 criamos uma convivência frutuosa e salutar, com muito respeito mútuo, fui muito bem acolhida pelos vereadores amigos, MAURICIO SILVA E MÁRCIO SCHIRLO, sempre reconhecerei a força recebida… Posteriormente somada pela vereadora PROFESSORA ROSE! Muito obrigada!  

Em nível estadual, agradeço a deferência, o apreço e o entusiasmo recebido do senhor SEVERINO ARAÚJO, presidente estadual do PSB, principalmente pela liberdade de ação concedida aos municípios paranaenses, para suas coligações locais.

Em Ponta Grossa, passamos por uma fase importante de estruturação do partido. Realizamos muitas reuniões, verdadeiras aulas de formação política, fomos elevados como diretório municipal, para mandatos de 3 anos, após alcançar 5% dos votos válidos para a câmara de deputados, com a nossa candidatura à deputada federal, e intenso trabalho. Vivemos a realidade das campanhas políticas que se seguiram, com vitórias e sem vitórias. Uma história que levo viva em minha lembrança, como demonstração exemplar da nossa convivência.

O grupo construído no Diretório do PSB em Ponta Grossa, sempre manteve uma postura de situação ao governo municipal em todos os momentos, sempre com a intenção de superar as dificuldades, reconhecer as conquistas, apontar erros e construir melhorias para encontrar soluções, tanto é que caminhamos juntos, com os pés no chão, com respeito aos adversários, até a conquista da Vice-Prefeitura, e duas cadeiras na Câmara de Vereadores em outubro de 2016. Muito obrigada a todos!!!

O sistema político brasileiro é ruim e precisa urgentemente mudar, uma democracia com mais de trinta partidos? Difícil!!! Acredito que não se pode conviver com um estado inerte de impunidade, de exceção, de privilégios, em vez do estado de direito. É pobreza política tratar e ser tratado como massa de manobra, meus valores não compactuam com estas práticas.

Por isso, meus amigos, a palavra que resume esta despedida é MUDANÇA!!! Através da mudança consolidaremos uma sociedade democrática, combateremos a prática da corrupção que está na raiz da miséria do povo brasileiro, nos redescobriremos como cidadãos políticos, membros de uma sociedade eclética, que tem como marca a diversidade das relações sociais que merece apenas o nosso melhor.

Acredito que os políticos devem pensar como Santo Agostinho: “prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me adulam, porque me corrompem”. Abaixo a impunidade, os abusos do poder político e econômico, e qualquer nível de corrupção!!!!

Desejo sucesso aos atuais membros do PSB: ao Presidente MÁRCIO SCHIRLO, aos vereadores, MAURÍCIO SILVA E PROFESSORA ROSE, ao deputado federal ALIEL MACHADO E AOS FILIADOS DO PSB/PONTA GROSSA! MEUS SINCEROS VOTOS DE SORTE HOJE E SEMPRE. BOM TRABALHO, FAÇAM SEMPRE O MELHOR… SEJAM FORTES, CORAJOSOS E INCANSÁVEIS!!!

Espero a compreensão. Estarei sempre às ordens, continuamos amigos respeitosos!

OBRIGADA E UM ABRAÇO APERTADO A TODOS!!! VIVA PONTA GROSSA!!!!

PROFESSORA ELIZABETH SCHMIDT                                                                                                                                                               PONTA GROSSA,12/11/2018

Confira outros Posts