Brasil Destaques Política

João Dória é eleito governador de SP e surge como nova liderança tucana

O ex-prefeito de São Paulo João Dória (PSDB) venceu o segundo turno para o governo de São Paulo, com 51,75% dos votos válidos. Márcio França (PSB) ficou em segundo lugar, com 48,25% dos votos válidos.

João Doria tem 58 anos e é formado em jornalismo e publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV! Empresário, tem um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.

Filiado ao PSDB desde 2001, o empresário João Doria ficou conhecido por produzir e apresentar os programas Sucesso e Business em canais de TV, além de organizar eventos e palestras. Entrou na vida pública a convite do tucano Mario Covas (morto em 2001), do qual foi secretário de Turismo. No governo do ex-presidente José Sarney, Doria foi presidente da Embratur. Em 2016, foi eleito prefeito de São Paulo, mas renunciou ao mandato para concorrer a governador. Em 2003, fundou o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade com 1,7 mil empresas filiadas.

Nova liderança

Com a eleição para o governo do Estado mais populoso e rico do país, João Dória surge como a nova liderança tucana, em meio a um cenário em que o partido teve sua representatividade reduzida em nível nacional nestas eleições, mas ainda assim é um dos partidos com maior número de deputados no Congresso.

O governador eleito se credencia, inclusive, a ser o próximo presidente nacional do PSDB, já com a incumbência de preparar uma candidatura a presidente em 2020. Estas eleições também marcaram a decadência de líderes tucanos como Geraldo Alckmin, que se juntou a outras lideranças que já perderam prestígio na legenda, como José Serra e Fernando Henrique Cardoso. (Com informações da Agência Brasil)

Foto: Rovena Rosa\Agência Brasil

Confira outros Posts