Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa Destaques 25/10/2018

De olho em 2020, Rodrigo Schmidt deixa o PSB e Elizabeth deve sair na sequência

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
De olho em 2020, Rodrigo Schmidt deixa o PSB e Elizabeth deve sair na sequência

Rodrigo Schmidt, empresário e filho da vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSB), tornou público nesta quinta-feira (25) a saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele alegou como motivo da saída o fato de o PSB nacional ter declarado apoio ao candidato do PT a presidente, Fernando Haddad.

"Não posso fazer parte de um partido que apoia um candidato controlado por um presidiário”, disparou Rodrigo. Ele informou ainda que não pretende se filiar a outro partido neste momento, e que a vice-prefeita também deixará o PSB, mas não já (no caso do cargo de vice não se aplica a lei da fidelidade partidária).

O empresário ingressou na política quando sua mãe foi candidata a deputada federal, em 2014, e teve participação para viabilizar a composição da aliança que culminou com a indicação de Elizabeth para ser a vice do prefeito Marcelo Rangel, na campanha à reeleição de 2016.

De olho em 2020

Rodrigo não confirma, mas certamente a desfiliação do PSB neste momento é estratégica. Além dessa questão que envolve o apoio do partido ao PT em nível nacional, a saída tem como pano de fundo as eleições municipais de 2020, já que a atual vice-prefeita é cotada para ser candidata a prefeita, na sucessão de Rangel.

Ocorre que o comando do PSB em Ponta Grossa passou para as mãos do deputado federal Aliel Machado, depois de uma articulação ocorrida em nível estadual para que o parlamentar saísse candidato à reeleição na chapa de apoio à governadora Cida Borghetti (PP).

Para Aliel, a mudança para o PSB deu certo, pois conseguiu sua reeleição. Agora, o deputado já declarou que pretende ser candidato a prefeito novamente em 2020, depois de ter ido para o segundo turno nas eleições de 2016.

Primeiro passo

Assim, a desfiliação do partido por parte de Rodrigo Schmidt é o primeiro passo para que a vice-prefeita pavimente sua entrada em um nova legenda, e assim possa ter condições de viabilizar uma candidatura.

Como diz a velha máxima da política, acaba uma eleição e já começa outra.