Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política Destaques 19/10/2018

Câmara Jovem realiza primeira sessão em Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara Jovem realiza primeira sessão em Ponta Grossa

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) recebeu na quinta-feira (18) a primeira sessão da Câmara Jovem. Formado por estudantes que cursam o ensino médio em escolas da cidade, o projeto busca incentivar a participação de jovens e adolescentes no mundo político. A proposta foi apresentada pelos vereadores Geraldo Stocco (REDE) e Vinícius Camargo (PMB) - medida foi aprovada e se tornou lei ainda em 2017.

A primeira sessão da Câmara Jovem aconteceu depois que as escolas participantes realizaram eleições internas para a escolha dos vereadores. Após essa primeira escolha, os jovens vereadores(as) se reuniram para a primeira sessão destinada à escolha da Mesa Diretora e outros trâmites comuns no cotidiano do Legislativo Municipal.

De acordo Stocco, a ideia é conseguir reproduzir de maneira mais fiel possível a rotina da Câmara Municipal. "Nosso principal objetivo é incentivar a participação destes jovens na política. Seja no papel de futuros políticos, ou mesmo como cidadãos mais conscientes e ativos politicamente. Acredito que a prática democrática é o único caminho para transformar nossa realidade", contou Stocco.

O projeto da Câmara Jovem foi apresentado por Stocco e Vinícius Camargo, justamente dois membros da renovação superior a 66% na Câmara Municipal em 2016 - ambos foram eleitos para o primeiro mandato. "Acredito que conhecer mais de perto o funcionamento do Legislativo é um aspecto que pode contribuir com a aproximação destes jovens do mundo político e da prática política de qualidade", sugeriu Stocco.

Vinícius Camargo (PMB) lembrou que a primeira sessão do projeto representa a realização de um sonho. "Esse projeto nasceu de ideias e conversas que tivemos durante a campanha de 2016. Nossa proposta sempre foi incentivar as pessoas a participarem mais da política e, no meu entendimento, isso se dá pelo incentivo na participação das próximas gerações", afirmou o parlamentar do PMB.

As reuniões do projeto Câmara Jovem deverão acontecer mensalmente, sempre reproduzindo a estrutura do Poder Legislativo e seu funcionamento. (Com assessoria)

Foto: Kauter Prado\Câmara