Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Ponta Grossa Destaques 01/10/2018

PGA renova toda a frota do serviço de coleta de resíduos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PGA renova toda a frota do serviço de coleta de resíduos

A partir desta segunda-feira (01), a coleta de resíduos urbanos da cidade conta com frota inteiramente nova. Os 22 veículos foram entregues por representantes da Ponta Grossa Ambiental (PGA), concessionária de limpeza urbana da cidade, à Prefeitura Municipal, neste domingo (30), em cerimônia que aconteceu no Parque Ambiental.

A renovação da frota da PGA ocorre, contratualmente, a cada cinco anos. “Não nos preocupamos apenas em adquirir veículos novos, mas que sejam adequados ao serviço e proporcionem o melhor custo-benefício à população”, afirma o presidente do Grupo Philus, da qual a PGA faz parte, Marcus Borsato. A PGA atua na cidade desde 2008, sendo essa sua segunda renovação de frota de veículos.

Dos 22 novos veículos, 20 são caminhões compactadores, sendo 10 de 15m³ e outros 10 de 19m³, um caminhão poliguindaste e o último um novo veículo para coleta de resíduos de serviço de saúde.

Serviço

Desde o último ano, a Prefeitura de Ponta Grossa vem trabalhando para garantir cada vez mais um serviço de qualidade na área da coleta de resíduos sólidos e recicláveis. Com a nova frota de caminhões para realização desse trabalho, a Prefeitura investe também na conscientização da população. Além de garantir uma coleta mais eficiente e silenciosa, os novos caminhões agora carregam mensagens educativas sobre o consumo consciente dos recursos e o descarte adequado de materiais.

“Nosso sistema de limpeza urbana vem passando por uma revolução, com ampliação do serviço de coleta seletiva e investimento na conscientização ao mesmo tempo. Já são mais de 130 PEVs espalhados por toda a cidade, uma coleta de resíduos que contempla 100% do município e a coleta seletiva porta a porta que já chega a 80% dos munícipes. Ou seja, a Prefeitura vem trabalhando com responsabilidade para garantir o atendimento de toda a população e a destinação correta dos resíduos gerados em Ponta Grossa”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Especificações

Segundo o diretor de negócios do Grupo Philus, Vitor Borsato, a nova frota foi adquirida com diversos diferenciais e adaptações que impactam diretamente na operação. “Os motores dos caminhões são mais econômicos, duráveis e menos poluentes - trabalham na normatização EURO 5, que visa a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel”.

Além disso, a nova frota possui um sistema de escapamento posicionados acima da cabine, levantando menos poeira durante a coleta em vias não pavimentadas. E ainda conta com tomada de força multiplicada, diminuindo assim a necessidade de alta rotação do motor para compactação durante a coleta, proporcionando uma coleta mais silenciosa. “Também optamos por veículos com sistema de transmissão específica para aplicação de coleta de lixo, assim a troca de marchas é menor e a força do veículo é maior, fazendo menos barulho”, explica Vitor.

Outros itens foram levados em conta na escolha da frota, como sistema de iluminação com maior alcance para coletas noturnas, renovação da cabine para acomodar quatro pessoas e sistema de fechamento automático da tampa, que agiliza o processo de descarga dos resíduos e diminui o tempo da operação. A PGA coleta diariamente 280 toneladas de resíduos na cidade. (Com assessoria)