Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Ponta Grossa Destaques 25/09/2018

Sessão solene de nomeação de ruas e praças reúne 48 famílias

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Sessão solene de nomeação de ruas e praças reúne 48 famílias

A Prefeitura de Ponta Grossa, através  da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), realizou na noite de segunda-feira (24), uma sessão solene de nomeação de ruas, praças e próprios públicos da cidade. O evento, que contou com a presença da prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt (PSB), do prefeito licenciado Marcelo Rangel (PSDB) e dos secretários Ricardo Linhares (SMARH), Maurício Silva (SMG) e Marcus Freitas (PGM), reuniu 48 famílias que receberam placas alusivas aos seus entes queridos homenageados no município. Também estiveram presentes os vereadores responsáveis pela criação das leis que dão os nomes dos cidadãos a locais de Ponta Grossa contemplados no evento.

De acordo com o secretário da pasta  de Administração e Recursos Humanos (SMARH), Ricardo Linhares, as homenagens, criadas através de leis municipais propostas pelos vereadores e sancionadas  pelo prefeito, promovem  o reconhecimento aos feitos de diversos cidadãos de Ponta Grossa.

“Os vereadores fazem lei homenageando pessoas que fizeram algo pelas suas comunidades e pela sociedade em geral e então, a partir da aprovação dessas leis e da sanção pelo prefeito, nós prestamos a homenagem a eles com a denominação de ruas, praças e logradouros.  Isso é muito importante, pois estamos relembrando, resgatando o que esses munícipes fizeram por Ponta Grossa. Por isso, sem dúvida, é uma honra  nós promovermos  esse evento e concretizar  essa homenagem através da Prefeitura e da Secretaria de Administração e Recursos humanos”, aponta Linhares.

História

Durante a cerimônia, a prefeita Elizabeth Schmidt  destacou a importância da gestão pública possuir meios para relembrar a história de cidadãos que contribuíram sobremaneira para  crescimento da cidade. “Ponta Grossa, nos seus 195 anos, teve muitas pessoas que contribuíram para construir essa cidade com essa pluralidade étnica e cultural que nós temos hoje. Então, nada mais justo nós homenagearmos pessoas que contribuíram com o município e deixaram saudades. Seus familiares estão aqui hoje e, com certeza, estão muito orgulhosos das benfeitorias que cada uma dessas pessoas fez para Ponta Grossa e nós, como gestão pública municipal, fazemos questão de relembrar e de homenagear essas pessoas”, declara Elizabeth Schmidt.

Segundo Marcos Czezacki, filho de Aleixo Czezacki – um dos homenageados da noite – a cerimônia emocionou ele e a família. “É um sentimento de gratidão. Durante as apresentações, nós começamos a relembrar todos os momentos que passamos junto com meu pai e ficamos extremamente gratos por essa homenagem, principalmente porque  o local que recebe seu nome e fica em uma região que ele gostava muito, no distrito de Itaiacoca”, ressalta.

Para Sandra Mara Berger, a homenagem ao marido Edson Carlos Ferreira Berger, além de um reconhecimento, serve de exemplo para a família. “Achei muito bonito o evento e as apresentações foram ótimas. Acho que ele ficaria muito feliz com essa homenagem. É uma honra deixar um legado desse e isso serve de exemplo para os filhos”, conta.

Já  Leonel, irmão de Leonildo Ferreira “Tito” Matoso,  destaca a alegria em ter o legado do irmão junto a comunidade eternizado no município. “É uma emoção muito grande. Isso representa muito para a nossa família e aumenta muito a saudade do Tito, que trabalhou muito pela comunidade. É uma emoção muito grande e ficamos muito  agradecidos de ele ser lembrado. Ele era um exemplo de vida para todos nós e ficamos muitos gratos por ele ter sido eternizado como nome de rua. Isso vai ficar para as próximas gerações”, conclui Leonel. (Com assessoria)