Fechar
Quarta, 17 de abril de 2024
Quarta, 17 de abril de 2024

Prefeitura realiza evento para capacitação de quase 900 estagiários

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura realiza evento para capacitação de quase 900 estagiários

Na próxima quinta-feira (27), a Prefeitura de Ponta Grossa realizará a primeira edição do seu novo projeto de capacitação profissional, voltado aos participantes do “Primeira Chance” - programa de estágio do governo municipal. Em formato de workshop, o encontro promoverá ações voltadas a temas como documentação, arquivamento, postura, qualificação e motivação, entre outros.

As palestras e dinâmicas serão ministradas por profissionais do Executivo, incluindo a prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt (PSB), além de instituições como Senac, Senai e Faculdades Sant’Ana. Todos os estagiários vinculados ao Executivo deverão participar e a presença valerá como um dia de trabalho.

Segundo a diretora municipal de Qualificação Profissional, Kelyn Kris Gonçalves, são quase 900 estudantes. “A atividade é aberta tanto aos de caráter não-obrigatório quanto os da modalidade de estágio obrigatório. Os estagiários que trabalham no período matutino deverão comparecer apenas durante a amanhã e vice-versa”, explica ela, lembrando que os horários são das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, tendo como local a Associação Recreativa Homens do Trabalho (ARHT).

Novo programa

O novo programa de qualificação profissional voltado aos estagiários da Prefeitura foi lançado na semana passada através da publicação do Decreto 14.845/2018. Serão promovidos, por ano, de dois a quatro encontros que oferecerão palestras, workshops, oficinas e dinâmicas, tendo como objetivos preparar o estudante com temas envolvendo valores éticos e morais da administração pública e também visando a sua inserção posterior no mercado de trabalho.

A organização das ações está sendo feita pela Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), e o gestor da pasta, Paulo Carbonare, destaca outros aspectos da iniciativa. “É uma oportunidade de oferecermos formação adicional além de acompanhar mais de perto os estagiários. Nossa intenção futura é disponibilizar aos empresários um banco de dados com os currículos dos nossos estagiários mais bem avaliados visando a sua colocação em vagas efetivas após a sua primeira chance”, conta o secretário Carbonare.

O coordenador de administração da SMICQP, Nilton Cesar Bahls, ressalta que todos os estagiários vinculados à Prefeitura, de todas as modalidades, deverão participar. “Nos dias de eventos eles deverão apresentar documento pessoal com foto, histórico escolar e extrato de matrícula. Vamos atualizar nossos dados e promover uma integração maior entre os próprios alunos”, aponta o coordenador. (Com assessoria)