Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Ponta Grossa Destaques 06/09/2018

Parque Ambiental recebe Feira do Livro 2018 a partir desta sexta-feira

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Parque Ambiental recebe Feira do Livro 2018 a partir desta sexta-feira

Ponta Grossa inicia nesta sexta-feira (07) uma grande viagem para o mundo da Educação e da Literatura. Será aberta oficialmente, às 15 horas, a Feira do Livro 2018, que ocorre junto com o VI Congresso de Educação, com atividades até o dia 15 de setembro, sob o tema PONTA GROSSA NARRA: A LEITURA EM DIFERENTES CONTEXTOS. A abertura será no Parque Ambiental, onde uma grande estrutura já está montada. A Feira do Livro será na Estação Arte, com destaque para a literatura infanto-juvenil.

O lançamento dos dois eventos foi realizado na noite de quinta-feira (05), na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa. O auditório principal da ACIPG ficou tomado por profissionais da Educação do município, intelectuais e lideranças governamentais e da sociedade civil. Na ocasião, o prefeito Marcelo Rangel destacou a responsabilidade com que a Educação é tratada pela gestão. “O Congresso de Educação e a Feira do Livro são momentos em que todo o trabalho dos nossos professores e da Secretaria vêm com força a público, mostrando as práticas transformadoras realizadas com muita responsabilidade junto a nossas crianças”, disse o prefeito Marcelo.

Maior do Paraná

Trata-se do maior evento de Educação do Paraná. Serão mais de 200 atividades, entre palestras, cursos, oficinas e apresentações de projetos pedagógicos de professores da Rede Municipal de Educação, que terão acesso a debates com especialistas em Educação, Cultura e Literatura de todo o país – além de contações de histórias, peças de teatro e outras atrações – bem como a Feira do Livro, que será na Estação Arte.

Todos os dias, haverá apresentações de trabalhos realizados ao longo de todo o ano nas escolas, previstas em seus currículos. São oportunidades para as famílias conhecerem os trabalhos de outras escolas e também para que as escolas se inspirem na realização de seus trabalhos, a partir da convivência com as demais apresentações, acredita a secretária de educação, Esméria Saveli.

“A localização da Feira mostra que é um espaço democrático e popular. É uma oportunidade para que as pessoas conheçam o que se faz na rede municipal e para que tenham acesso a uma série de atividades culturais, sem precisar gastar com isso. A Feira é um ambiente de cultura, um presente de aniversário para a cidade, que envolve a cultura, o livro e a educação, com atividades de música, dança, contação de histórias, da manhã à noite. Temos professores que, hoje, são grandes contadores e contadoras de histórias, que buscaram inspiração lá nas primeiras feiras e congressos que realizamos. Então, este é um espaço de muita criatividade e desenvolvimento”, observa a professora.

O VI Congresso, por sua vez, oferece o ambiente acadêmico, onde grandes discussões para a melhoria da escola pública são realizadas. “Temos literatos, acadêmicos, profissionais que pensam a educação e dedicam suas vidas à criação de políticas públicas e ao desenvolvimento da melhoria das relações nas escolas e do aprendizado das crianças. Discutimos temas fundamentais para a educação, buscando aplicar efetivamente este conhecimento para o nosso crescimento enquanto rede municipal de ensino”, conta Esméria.

COMO PARTICIPAR

VI Congresso de Educação

Ainda é possível realizar a inscrição para algumas palestras, em sme.pontagrossa.pr.gov.br . Qualquer pessoa interessada pode participar das palestras e outros eventos, desde que haja vagas. Todas as participações são gratuitas.

Feira do Livro

A abertura oficial da Feira do Livro será no Parque Ambiental, nesta sexta, dia da Independência, às 15 horas. Os estandes ficarão abertos das 9h às 21 horas, diariamente, até 15 de setembro. Todas as atrações do Parque Ambiental são abertas ao público e gratuitas. (Com assessoria)