Fechar
Terça, 19 de março de 2024
Terça, 19 de março de 2024

Ratinho Junior cresce e venceria no 1º turno, mostra pesquisa Ibope

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ratinho Junior cresce e venceria no 1º turno, mostra pesquisa Ibope

Na segunda pesquisa Ibope para o governo do Paraná, o deputado estadual Ratinho Junior (PSD) lidera com 42% das intenções de voto e venceria a eleição no primeiro turno. Ele cresceu nove pontos na comparação com o último levantamento do instituto.

Na sequência, aparece a governadora Cida Borghetti (PP) com 13%, o deputado federal João Arruda (MDB) com 6% e Doutor Rosinha (PT) com 4%. Professor Piva (PSOL), Ogier Buchi (PSL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi (Rede) têm todos 1% dos votos. Geonísio Marinho (PRTB) não pontuou. De acordo com o Ibope, os indecisos são 14% e 16% dos eleitores pretendem votar branco ou nulo. As informações são da Revista Veja.

Na pesquisa anterior, realizada entre 19 a 21 de agosto, Cida aparecia com 15%, Arruda com 5%, Rosinha com 3%, Piva com 2% e os demais, com exceção de Geonísio Marinho que não pontuou, com 1%. A pesquisa Ibope, contratada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), testou uma possibilidade de segundo turno com Ratinho Jr. e Cida. No cenário, o candidato do PSD venceria com 58% dos votos válidos contra 20% da rival.

Disputa pelo Senado

O Ibope também ouviu os eleitores sobre a intenção de voto para o Senado. Roberto Requião (MDB) tem 43% das intenções de voto, Beto Richa (PSDB) tem 28%, Flávio Arns (Rede) tem 17%, Alex Canziani (PTB) tem 11%, Wilson Picler (PSL) tem 4%, Miriam Gonçalves (PT), Nelton (PDT), Professor Oriovisto (PODE), Zé Boni (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSOL) têm 3%; Rodrigo Reis (PRTB) e Roselaine Barroso (Patriotas) têm 2%; Compadre Luiz Adão (DC), Gilson Mezarobba (PCO) e Jacque Parmigiani (PSOL) têm todos 1%.

O total de eleitores que não sabe ou não respondeu chega a 31% Os brancos e nulos são de 13% para a primeira vaga e 30% para a segunda.

Dados da pesquisa

O levantamento ouviu 1.204 pessoas entre os dias 1º e 4 de setembro e foi registrado no TRE sob o número PR-04985/2018. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.