Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa Destaques 05/09/2018

População contribui com propostas para o futuro de Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
População contribui com propostas para o futuro de Ponta Grossa

Nesta semana foram realizadas duas oficinas comunitárias referentes à elaboração dos Planos Diretor (PD) e de Mobilidade Urbana (PlanMob), que estão planejando o desenvolvimento da cidade para os próximos dez anos. Coordenados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), ambos os documentos estão sendo desenvolvidos em paralelo e se encontram na fase de propostas e diretrizes – e a população pode participar ativamente desse processo.

Além das oficinas e audiências públicas está disponível um formulário online que possibilita o envio de sugestões sobre temas somo mobilidade e acessibilidade, habitação, infraestrutura, equipamentos públicos e meio ambiente, entre outros. Para participar, basta acessar o link https://goo.gl/EzQqpM.

Nesta quarta-feira (5) o Iplan e a Urbtec, empresa contratada para consultoria nos projetos, apresentaram o desenvolvimento dos planos para o prefeito Marcelo Rangel. Entre os pontos levantados estão a capacidade de suporte ambiental, de das infraestruturas e dos equipamentos públicos, de mobilidade, do acesso a terra urbana e moradia e expansão urbana.

Alguns dos objetivos já traçados são compactar a cidade, promover uma gestão integrada de resíduos sólidos, possuir mobilidade urbana sustentável, aéreas verdes urbanas, drenagem urbana, adaptação e vulnerabilidade, cidade inteligente, e eficiência na gestão dos territórios rurais.

Do Iplan participaram da reunião o presidente, Ciro Ribas, a arquiteta Karla Stamoulis, a coordenadora de pesquisa e estratégia Sylvana Zanon e o diretor administrativo financeiro Miguel Droppa. Já da Urbtec a equipe presente foi o diretor, Gustavo Taniguchi, o arquiteto Leonardo Fernandes e o economista Mariano Macedo. (Com assessoria)