Blog do Doc
Cavalgada São Luiz do Purunã
Lavandário Carambeí
Gralha Azul
Fechar
Sexta, 18 de julho de 2025
Sexta, 18 de julho de 2025

Parceria garante realização das próximas três edições da EFAPI

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Parceria garante realização das próximas três edições da EFAPI

Na noite desta quinta-feira (2) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em pareceria com a Sociedade Rural dos Campos Gerais (SRCG), realizou o lançamento oficial da 40ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial de Ponta Grossa (Efapi). No encontro o prefeito Marcelo Rangel também assinou o termo de cooperação técnica firmado entre o município de Ponta Grossa e a SRCG, que garante a realização da 40ª, 41ª e 42ª Efapi.

A partir do dia 12 de setembro o Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger receberá os animais e expositores para a realização do evento. Já a abertura oficial está marcada para o dia 13. “Venha fazer parte do maior evento de Ponta Grossa. A Efapi é reconhecida como uma das maiores exposições dos Campos Gerais, reúne as últimas novidades de tecnologia na agricultura, pecuária, entre outros segmentos, além de movimentar a economia. Também apresenta uma diversidade de atrações seja na exposição de animais, palestras, minicursos, entre outras atividades. Sempre gosto de lembrar que é um evento para toda a família”, comenta o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira.

Segundo o presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Edilson Gorte, a Efapi o remete a lembranças familiares, já que seu pai foi diretor do Colégio Agrícola, onde a exposição foi realizada nos primeiros anos. “Eu fico muito feliz de ver muitos amigos apoiando o nosso evento. Também tenho que agradecer ao prefeito Marcelo Rangel, que garantiu esta edição e ainda mais dois anos de Efapi. A primeira exposição foi em 1969 no Parque Estadual Augusto Ribas, e isso me traz tanta vontade de estar junto e participar deste evento, a festa é de família”, exclama Gorte.

O prefeito Marcelo Rangel relembra que o evento será realizado como uma forma de comemorar o aniversário da cidade. “Ponta Grossa merece um evento de prospecção e projeção nacional e eu acho que a Efapi tem nome, tem tradição, tem players e é claro que tem potencial para se tornar mais uma ação marcante do município, além de unir em um só local a teoria e a prática e, assim, contemplar os mais diversos públicos no aniversário da nossa cidade. Fico mais feliz ainda por garantir a continuidade da exposição por mais três anos”, finaliza Rangel.

Também estiveram presentes no lançamento, realizado na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), as majestades da 39ª edição do evento, a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt, o Procurador Geral do Município, Marcus Freitas, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, o presidente da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), Marco Antonio Macedo, os vereadores Rudolf Polaco e Divo, o representante do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Renato Cardoso Machado, o diretor do Cescage, José Sebastião Cunha Filho, o vice-presidente ACIPG, Estefano Stemmer, e o chefe do Núcleo de Ponta Grossa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Lucas Bastos, o diretor presidente da CCR Rodonorte, Juvencio Terra, o presidente do Sindilojas, José Loureiro, a presidente do Clube Hípico de Ponta Grossa, Manoela Guimarães, representantes da Polícia Militar, além da comunidade geral.

Ponta Grossa é destaque em produção no Paraná

Segundo os dados apresentados pelo diretor geral da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), Francisco Carlos Simioni, o município já é referência no Paraná. “Para mim é uma honra estar aqui para representar o governo do estado, já que Ponta Grossa é uma grande produtora de grãos dos Campos Gerais. Daqui saem produtos da agropecuária que vão ao exterior. Já terminamos de apurar o valor bruto da produção do ano passado, e a cidade atingiu cerca de 10% da produção do Paraná - foram gerados nos Campos Gerais mais de R$ 8 milhões de reais em produtos agropecuários. A cidade está entre os três primeiros colocados em valor bruto arrecadado no estado”, informa Simioni, que ainda relembra a importância de se fomentar o estudo na área, como é feito através do Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (Conaitec).

Conaitec

Em 2018 será realizada durante a 40ª Efapi a 5ª edição do Conaitec, que contará com palestras voltadas ao tema Sistemas Sustentáveis do Agronegócio. O evento tem como intuito reunir vários segmentos da sociedade para discutir sobre agropecuária, indústria e tecnologia. Aos interessados também é possível submeter resumos para apresentação durante o evento no seguinte link: http://conaitec.com.br/.

Para a coordenadora do Conaitec, Maria Salete Marcon Gomes, a realização do evento é muito importante e algumas palestras já foram definidas. “É uma satisfação enorme estar aqui em mais um ano. Hoje temos o Conaitec em sua quinta edição, e já posso dizer com alegria que vamos para a sexta e sétima edições a partir do termo de cooperação que foi assinado entre a Prefeitura e a Sociedade Rural. Estamos fechando a programação do evento, mas já temos algumas questões definidas”, aponta Maria Salete. O Congresso será realizado de 12 a 14 de setembro no Centro de Treinamento e Capacitação do Produtor Rural.

Programação Conaitec

12/09
19:00 – Abertura Oficial
20:00 – Palestra com Luiz Damasio Gusi. Tema: “Novo conceito da Central de Abastecimento”

13-09
09:00 – Palestra com Lorena Moreira de Carli. Tema: “Manejo Reprodutivo e Biotécnicas Aplicadas à Reprodução Equina”
10:00 – Demonstração prática com May Ster Ranzani sobre Equoterapia: vivência de seus praticantes e benefícios
11:00 – Palestra com Claudiane Crisostomo Pasquali. Tema: “O cavalo inserindo o deficiente no esporte”
14:00 às 17:00 – Apresentação dos artigos científicos
19:00 – Palestra com Dionisio (EMBRAPA). Tema: Uso de Agrotóxico (a confirmar)
20:00 – Palestra com Ana Claudia Koki Sampaio Issakowicz. Tema: “Bem-estar na produção animal”

14-09
09:00 – a definir
10:00 – Palestra com Karla Pontarollo. Tema: “Manejo e abate da produção em psiculturas”
14:00 às 17:00 – Apresentação dos artigos científicos
19:30 – Coquetel e Encerramento oficial com premiação.

(Com assessoria)