Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024

Parceria garante realização das próximas três edições da EFAPI

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Parceria garante realização das próximas três edições da EFAPI

Na noite desta quinta-feira (2) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em pareceria com a Sociedade Rural dos Campos Gerais (SRCG), realizou o lançamento oficial da 40ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial de Ponta Grossa (Efapi). No encontro o prefeito Marcelo Rangel também assinou o termo de cooperação técnica firmado entre o município de Ponta Grossa e a SRCG, que garante a realização da 40ª, 41ª e 42ª Efapi.

A partir do dia 12 de setembro o Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger receberá os animais e expositores para a realização do evento. Já a abertura oficial está marcada para o dia 13. “Venha fazer parte do maior evento de Ponta Grossa. A Efapi é reconhecida como uma das maiores exposições dos Campos Gerais, reúne as últimas novidades de tecnologia na agricultura, pecuária, entre outros segmentos, além de movimentar a economia. Também apresenta uma diversidade de atrações seja na exposição de animais, palestras, minicursos, entre outras atividades. Sempre gosto de lembrar que é um evento para toda a família”, comenta o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira.

Segundo o presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Edilson Gorte, a Efapi o remete a lembranças familiares, já que seu pai foi diretor do Colégio Agrícola, onde a exposição foi realizada nos primeiros anos. “Eu fico muito feliz de ver muitos amigos apoiando o nosso evento. Também tenho que agradecer ao prefeito Marcelo Rangel, que garantiu esta edição e ainda mais dois anos de Efapi. A primeira exposição foi em 1969 no Parque Estadual Augusto Ribas, e isso me traz tanta vontade de estar junto e participar deste evento, a festa é de família”, exclama Gorte.

O prefeito Marcelo Rangel relembra que o evento será realizado como uma forma de comemorar o aniversário da cidade. “Ponta Grossa merece um evento de prospecção e projeção nacional e eu acho que a Efapi tem nome, tem tradição, tem players e é claro que tem potencial para se tornar mais uma ação marcante do município, além de unir em um só local a teoria e a prática e, assim, contemplar os mais diversos públicos no aniversário da nossa cidade. Fico mais feliz ainda por garantir a continuidade da exposição por mais três anos”, finaliza Rangel.

Também estiveram presentes no lançamento, realizado na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), as majestades da 39ª edição do evento, a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt, o Procurador Geral do Município, Marcus Freitas, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, a secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, o presidente da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), Marco Antonio Macedo, os vereadores Rudolf Polaco e Divo, o representante do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Renato Cardoso Machado, o diretor do Cescage, José Sebastião Cunha Filho, o vice-presidente ACIPG, Estefano Stemmer, e o chefe do Núcleo de Ponta Grossa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Lucas Bastos, o diretor presidente da CCR Rodonorte, Juvencio Terra, o presidente do Sindilojas, José Loureiro, a presidente do Clube Hípico de Ponta Grossa, Manoela Guimarães, representantes da Polícia Militar, além da comunidade geral.

Ponta Grossa é destaque em produção no Paraná

Segundo os dados apresentados pelo diretor geral da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), Francisco Carlos Simioni, o município já é referência no Paraná. “Para mim é uma honra estar aqui para representar o governo do estado, já que Ponta Grossa é uma grande produtora de grãos dos Campos Gerais. Daqui saem produtos da agropecuária que vão ao exterior. Já terminamos de apurar o valor bruto da produção do ano passado, e a cidade atingiu cerca de 10% da produção do Paraná - foram gerados nos Campos Gerais mais de R$ 8 milhões de reais em produtos agropecuários. A cidade está entre os três primeiros colocados em valor bruto arrecadado no estado”, informa Simioni, que ainda relembra a importância de se fomentar o estudo na área, como é feito através do Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (Conaitec).

Conaitec

Em 2018 será realizada durante a 40ª Efapi a 5ª edição do Conaitec, que contará com palestras voltadas ao tema Sistemas Sustentáveis do Agronegócio. O evento tem como intuito reunir vários segmentos da sociedade para discutir sobre agropecuária, indústria e tecnologia. Aos interessados também é possível submeter resumos para apresentação durante o evento no seguinte link: http://conaitec.com.br/.

Para a coordenadora do Conaitec, Maria Salete Marcon Gomes, a realização do evento é muito importante e algumas palestras já foram definidas. “É uma satisfação enorme estar aqui em mais um ano. Hoje temos o Conaitec em sua quinta edição, e já posso dizer com alegria que vamos para a sexta e sétima edições a partir do termo de cooperação que foi assinado entre a Prefeitura e a Sociedade Rural. Estamos fechando a programação do evento, mas já temos algumas questões definidas”, aponta Maria Salete. O Congresso será realizado de 12 a 14 de setembro no Centro de Treinamento e Capacitação do Produtor Rural.

Programação Conaitec

12/09
19:00 – Abertura Oficial
20:00 – Palestra com Luiz Damasio Gusi. Tema: “Novo conceito da Central de Abastecimento”

13-09
09:00 – Palestra com Lorena Moreira de Carli. Tema: “Manejo Reprodutivo e Biotécnicas Aplicadas à Reprodução Equina”
10:00 – Demonstração prática com May Ster Ranzani sobre Equoterapia: vivência de seus praticantes e benefícios
11:00 – Palestra com Claudiane Crisostomo Pasquali. Tema: “O cavalo inserindo o deficiente no esporte”
14:00 às 17:00 – Apresentação dos artigos científicos
19:00 – Palestra com Dionisio (EMBRAPA). Tema: Uso de Agrotóxico (a confirmar)
20:00 – Palestra com Ana Claudia Koki Sampaio Issakowicz. Tema: “Bem-estar na produção animal”

14-09
09:00 – a definir
10:00 – Palestra com Karla Pontarollo. Tema: “Manejo e abate da produção em psiculturas”
14:00 às 17:00 – Apresentação dos artigos científicos
19:30 – Coquetel e Encerramento oficial com premiação.

(Com assessoria)