Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024

Ratinho Junior terá comitê para combater 'fake news'

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ratinho Junior terá comitê para combater 'fake news'

Ratinho Júnior (PSD), pré-candidato ao Governo do Paraná, criou um grupo de trabalho dedicado ao combate de fake news. Especialistas com formação jurídica, na área de Tecnologia da Informação e na área de Comunicação se dedicarão ao combate de informações falsas disseminadas na internet. As informações são do Fábio Campanha.

O grupo será coordenado pelo advogado especialista em direito digital, Helio Camargo de Abreu e pelo advogado eleitoralista Gustavo Bonini Guedes. A equipe reúne ainda peritos forenses digitais e especialistas em marketing digital.

Além do alerta sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet ou pelo celular, o “comitê” fará um monitoramento diário para identificar mensagens suspeitas compartilhadas e os autores.

Segundo Guedes, coordenador jurídico da campanha do candidato do PSD, “com essas informações vamos agir rapidamente, adotando medidas legais, na justiça eleitoral, para a remoção do conteúdo ilícito e a reparação cível e criminal conforme cada caso.”

Ratinho Júnior já havia lançado em abril desde ano uma cartilha para combater as fake news. Com uma linguagem bem didática, em versão digital disponível no site ratinhojunior.com.br e em versão impressa, a cartilha dá dicas de como identificar e combater as notícias falsas.

Segundo o pré-candidato ao Governo do Paraná, “a criação do comitê é um passo importante e um trabalho fundamental para garantir que as próximas eleições sejam realizadas sem que as velhas práticas de boatos e notícias falsas comprometam a tomada de decisão dos eleitores”.