Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024

UEPG sedia exposição e seminário sobre autismo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG sedia exposição e seminário sobre autismo

Acontece nesta quinta-feira (19), o Seminário e a exposição fotográfica “A outra face do autismo” no Auditório Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a partir das 9h30, com previsão de término para as 17h30. A organização pede para que os interessados em participar doem produtos de limpeza que serão repassados à Associação de Proteção dos Autistas de Ponta Grossa (Aproaut)

Uma das palestras do evento será com a psicóloga Amanda Bueno, que vai falar sobre o método ABA (Applied behavior analysis – na sigla em inglês), que é de uma área de conhecimento que desenvolve pesquisas e aplicações a partir dos princípios básicos da ciência da análise do comportamento.

A segunda palestrante será a psicopedagoga Ledinalva Pereira de Almeida com o tema “Educação Inclusiva”. Por fim, a coordenadora do Grupo Anjo de Azul de apoio a autistas e suas famílias, vai falar sobre “grupos de mães e a experiência do Anjo Azul.

Exposição

A exposição de fotografias é assinada por Pamela Oms, fotógrafa profissional e mãe de autista. Ela explica que a ideia é aproximar as famílias que vivem cotidianamente essas questões, com as vicissitudes normais de qualquer família: “Nós queremos preparar nossos filhos para que tenham uma vida tão independente quanto possível, para que desenvolvam habilidades. Se o nosso dia a dia tem a particularidade do autismo, de resto somos famílias como as demais, onde existe carinho, afeto e uma luta permanente”.

São proponentes do evento o Conselho Parlamentar de Cultura de Paz da Assembleia Legislativa do Paraná (Conpaz), representado pelo seu secretário executivo, deputado Péricles de Holleben Mello e a Aproaut, que será representado pelos seus diretores José Edilson e Magda Tenório. O seminário também conta com o apoio do Centro de Diagnóstico e Intervenção do Neurodesenvolvimento (Cedin), do Grupo Anjo Azul  e da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa. (Com assessoria)