Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024

Parceria entre entidades vai revitalizar Parque Margherita Masini

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Parceria entre entidades vai revitalizar Parque Margherita Masini

As Faculdades Cescage, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Prefeitura de Ponta Grossa e Sanepar, firmam na segunda feira (16), acordo de intenções para revitalização do Parque Margherita Masini, em Ponta Grossa. O evento ocorrerá às 10h, na Fazenda Escola Cescage, Distrito Industrial de Ponta Grossa, BR 376, KM 502. Dentro do evento ocorrerá apresentação da Banda do 13BIB, entrega do troféu “Campos Gerais”, onde serão homenageadas algumas autoridades, pronunciamentos sobre as intenções e almoço especial.

O presidente do IAP, Paulino Heitor Mexia, estará presente no evento anunciando a doação de mais de 3 mil animais empalhados,  para o Museu Campos Gerais, que terá como sede o Parque Margherita Masini. O espaço fará um resgate histórico da flora e fauna da região. Além disso, o Desembargador do TJ-PR e Fundador do Cescage deixará a disposição um terreno de 11 alqueires, para um Centro de Pesquisa, que será desenvolvido pelo Cescage Genética. O projeto contempla ainda a recuperação da flora e fauna e outros benefícios.

Flora e fauna

O Parque Margherita Masini possui uma área de aproximadamente 58.000 metros com grande potencial biológico, geológico e geomorfológico. Dentro do projeto haverá um Centro de Pesquisa “O projeto para revitalização desse parque tem a preocupação focada no bem-estar animal, na conservação de espécies ameaçadas de extinção, na educação e direito ambiental. Além disso, tem como finalidade proporcionar lazer aos moradores da cidade. A metodologia abordada neste trabalho consiste no planejamento das melhorias em ação multidisciplinar envolvendo discente, docentes e comunidade”, diz Erika Zanoni Fagundes Cunha, uma das organizadoras do projeto.

De acordo com a professora das Faculdades Cescage, serão realizadas melhorias na iluminação, segurança, limpeza, reforma nas trilhas e na estrutura de atendimento ao público (tais como lanchonetes sanitários, trilhas para caminhada, mini zoo). O Margherita Masini abrigará também um centro comunitário de educação ambiental onde serão realizadas palestras e atividades culturais para alunos de escolas da cidade e região. Existe também a intenção em abrigar no parque uma sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Companhia das Águas do Paraná e da Força verde. Neste centro serão realizados diversos trabalhos de preservação ambiental, projetos sociais e atividades culturais aos finais de semana.

“É preciso despertar nas crianças uma maior motivação aos estudos, leitura e nos assuntos relacionados ao meio ambiente e posse responsável dos animais. Além de proporcionar aos alunos de graduação uma oportunidade de aplicar de forma lúdica seus conhecimentos absorvidos em aula, o que seria uma alternativa eficaz e criativa de aprendizagem e também ajudar na conservação de espécies ameaçadas de extinção. A equipe multidisciplinar vai auxiliar na revitalização do Parque que possui grande potencial para o aprendizado e lazer”, revelou o Fundador do Cescage, José Sebastião Fagundes Cunha.

Mini zoológico

O Mini Zoo deve cotar uma área de 4.000 m², com vários cercados, onde em cada um deles possui diferentes espécies de animais como galinhas, coelhos, porquinhos da índia, cabras, porcos, mini vaca e outros. O Mini Zoo é um local de exposição de animais domésticos. A área replica um ambiente rural, com animais típicos de sítios e fazendas.

Jardim sensorial

Projeto de recuperação ambiental na floresta existente erradicando as espécies exóticas e reinserindo espécies nativas nas áreas de preservação. Além disso, o curso de Agronomia auxiliará no plantio de horta para a produção de alimento para os animais e produzir conhecimento para as crianças em visitas técnicas.

Central de apoio

A central de apoio contará com uma loja para auxiliar na arrecadação de recursos para as diversas Ongs da cidade. Espaço para a venda de produtos tais como camisetas, adesivos, canecas, bichos de pelúcia, etc. Central para estudos da preservação e qualidade da água. O curso de Engenharia Ambiental estará realizando aulas práticas. Aos finais de semana em parceria com escolas de teatro, deve-se realizar eventos culturais para a conscientização das pessoas acerca do meio ambiente, posse responsável e prevenção contra maus tratos e tráfico de animais.

Pesquisa 2013

Em 2013, o Cescage, através de seus professores e alunos realizou coleta de informações dentro do Parque Margherita Masini.  Foram 10 dias de permanência em campo para observações. Anotaram-se para cada espécie as características e os habitats em que foram observados para posterior classificação. Durante as observações não se seguia uma trilha padrão, mas procurava-se percorrer todo o parque. Foram denominados três habitats: floresta, jardim e brejo. Todo esse trabalho será atualizado e será utilizado como parâmetro para futuras pesquisas. (Com assessoria)