Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024

Durante evento em PG, Estado anuncia ações para área do esporte em 37 cidades

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Durante evento em PG, Estado anuncia ações para área do esporte em 37 cidades

A governadora Cida Borghetti esteve nesta segunda-feira (18) em Ponta Grossa em reunião com prefeitos e anunciou ações do Estado na área do esporte em 37 municípios de diversas regiões do Paraná. Cida confirmou a construção de dez Parques Esportivos para diversas cidades, um investimento de cerca de R$ 4 milhões, e fez a entrega de 40 conjuntos de materiais esportivos às prefeituras. O secretário do Esporte e Turismo, João Barbiero, participou do encontro.

“Sabemos o quanto o esporte é importante para a saúde das pessoas de todas as idades, principalmente para crianças e jovens. Além de contribuir para a formação dos jovens, o esporte é ainda um dos mais eficientes caminhos para afastá-los das drogas”, disse a governadora no evento, que teve a participação de alunos do Colégio Instituto de Educação César Prietro Martínez, de Ponta Grossa.

“Sou municipalista e minha gestão tem como prioridade investir nas cidades, com foco no bem-estar das pessoas”, afirmou a governadora. Ela ressaltou que, em 70 dias, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 3 bilhões, em diversas áreas, beneficiando as 399 cidades paranaenses.

Municípios

O secretário João Barbiero explicou que os municípios que recebem os investimentos são das regiões Sul, Sudoeste, Centro, Centro-Sul e dos Campos Gerias. Os Parques Esportivos contêm uma área de grama sintética, para multiuso, e podem vir acoplados com pista de skate, de caminhada e uma quadra de basquete 3x3.

“São espaços bem estruturados para o esporte e lazer da população, um projeto que contribui para a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o secretário. Os municípios que receberão Parques Esportivos são Ponta Grossa, Santa Maria do Oeste, Mangueirinha, Imbituva, Telêmaco Borba, União da Vitória, Tibagi, Ortigueira e Cândido de Abreu.

Kits esportivos

Já os conjuntos de materiais são compostos por bolas de futebol, de vôlei e de basquetebol, jogos de camisas e coletes para treinamento, redes, apitos e outros. Todos os recursos são do Paranacidade, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Foram entregues conjuntos às prefeituras de Carambeí, Castro, Ventania, Piraí Do Sul, Wenceslau Braz, Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Ivaí, Cândido de Abreu, Ipiranga, Imbituva, Jaguariaíva, Palmeira, Reserva, São João Do Triunfo, Rebouças, União Da Vitória, Antônio Olinto, Mangueirinha, Palmas, Pinhão, Salto do Lontra, Santa Maria do Oeste e Turvo. Também receberam colégios estaduais de Arapoti, Curiúva, Candói, Cantagalo, Chopinzinho, Foz do Jordão, Guarapuava, Ivaiporã, Jardim Alegre, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Pitanga.

O deputado federal Aliel Machado também destacou que o esporte, assim como a educação, faz parte do desenvolvimento das crianças e dos jovens. “Oferecer para a comunidade espaços bem estruturados e equipamentos adequados para a prática de atividades físicas representa economia em outras áreas como a da saúde, pois o esporte atua na prevenção”, disse ele.

Mangueirinha recebeu uma Arena Esportiva e materiais. “Isso vem atender a demanda da população para que tenhamos espaço e materiais adequados e a altura das necessidades da nossa juventude”, disse o prefeito Elídio Zimermam de Moraes.

A prefeitura de Carambeí recebeu materiais esportivos e o prefeito Osmar Blum disse que eles serão usados para fortalecer a prática de esporte nas escolas. “Vamos utilizar os materiais para aulas de esporte no contra turno escolar. A prática esportiva gera saúde e qualidade de vida as nossas crianças e faz com que o tempo dos alunos seja ocupado com algo construtivo”, disse Blum.

Presenças

Participaram da solenidade o secretário de Estado da Comunicação Social, Alexandre Teixeira; o diretor do Instituto de Educação César Pietro, Leandro Bueno; o ex-secretário, João Carlos Gomes; o coordenador do núcleo do Governo em Ponta Grossa, Pietro Arnaud Santos da Silva; prefeitos da região, vereadores, lideranças, profissionais e alunos. (Fonte: ANPr)