Blog do Doc
Cavalgada São Luiz do Purunã
Lavandário Carambeí
Gralha Azul
Fechar
Sexta, 18 de julho de 2025
Sexta, 18 de julho de 2025

Cida autoriza contratação de projeto da Casa de Custódia de PG e outras 5 cidades

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

A governadora Cida Borghetti autorizou nesta segunda-feira (11) a contratação de projeto para a construção da Casa de Custódia de Guarapuava, na região central do Paraná. Com a construção, 512 vagas deverão ser abertas solucionando o problema de superlotação da delegacia da cidade.

A autorização foi dada durante encontro com o prefeito César Silvestre Filho e lideranças da região, em reunião no Palácio Iguaçu, nesta segunda-feira (11). Além de Guarapuava, foram autorizados projetos para Casas de Custódia no Norte Pioneiro e Litoral, em municípios a serem definidos, além de Cascavel, Ponta Grossa e Maringá.

“Esta é a resposta do novo modelo de gestão do Governo do Estado, ágil e rápido e com soluções definitivas para um problema que se agrava a cada dia”, afirmou a governadora.

A construção de uma Casa de Custódia em Ponta Grossa é uma reivindicação bem antiga da população e das lideranças locais, diante das dificuldades enfrentadas com o Mini-presídio Hildebrando de Souza, diante da superlotação do lugar.

Cida determinou, também, que os projetos incluam sustentabilidade ambiental, como energia solar e captação de água da chuva, além de celas adequadas para a acomodação dos presos. “Se queremos cidades modernas, sustentáveis e inovadoras, temos adotar tecnologias em todas as áreas”, explicou.

Vagas

O secretário especial da Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manuel, informou que, somando as seis Casas de Custódia que serão construídas e as unidades prisionais que estão em andamento, serão criadas 10 mil vagas no sistema penitenciário do Estado. “A demanda das próximas duas décadas será suprida e o Paraná será referência no Brasil em resolutividade do problema carcerário”, disse. (Fonte: ANPr)